a

Como cuidar e conservar do seu vestido de festa

Se você escolhe comprar ao invés de alugar um traje de festa, está fazendo um investimento. Neste texto vamos das dicas de como cuidar de seu vestido de festa para mante-lo lindo por mais tempo!

Seja um vestido de debutante, formatura ou até mesmo casamento, é essencial a armazenagem correta e cuidado com a peça.

Isso porque, os vestidos de festa são confeccionados por tecidos delicados, que pode ser facilmente danificado.

Dicas de como cuidar do seu vestido de festa

Fizemos um passo-a-passo para você guardar o vestido de festa corretamente, o que fará com que a peça dure por muito tempo. Veja:

Para manter a integridade do tecido, o vestido de festa precisa ser armazenado de forma adequada após o uso.
Para manter a integridade do tecido, o vestido de festa precisa ser armazenado de forma adequada após o uso.

1. Identifique o tecido

Ao comprar um vestido de festa é essencial saber a composição dele.

Sabendo do tecido que o vestido é feito, você também vai saber suas especificardes, como lavar, secar, passar e armazenar. Peças com bordados e aplicações de paetês e pedrarias são ainda mais delicadas e exigem maior cuidado.

2. A lavagem

Após o uso, o vestido precisa ser lavado. Este é um dos passos mais importantes da lista de dicas de como cuidar de seu vestido de festa.

Por ser de tecido delicado, recomenda-se não usar processos que possam agredir a peça, como colocar na máquina de lavar, passar escova e usar alvejantes.

Inicialmente, a peça deve ser higienizada à mão e com delicadeza. Se estiver com manchas, coloque um pouco de sabão em pó ou líquido e esfregue delicadamente na parte afetada e retire com água fria.

Em alguns casos, é preferível mandar o vestido para a lavanderia para uma lavagem especial e a seco.

2. Colocando para secar

Se você optar por lavar seu traje de festa em casa, coloque para secar em um local fresco e arejado. Não exponha a peça ao sol, pois a luz extrema pode desbotar o tecido.

Uma forma de secar mais rápido e igualmente é colocar a peça para secar pendurada em um cabide.

3. O modo correto de passar

Há peças que nem precisam de passar, outras, como as feitas em organza, tule, ziberline e tafetá, se adaptam melhor ao ferro a vapor.

Na hora de passar, é imprescindível respeitar a composição do vestido. Ajuste a temperatura correta do ferro e coloque o botão na opção que corresponda ao tecido da peça.

Para proteger a peça do calor e evitar que queime, use um tecido de algodão leve por cima e faça todo o processo com muito cuidado para não queimar a peça.

4. A armazenagem do vestido

Agora que o vestido está limpinho é hora de guardar. Deixe a peça em um cabide envolvo na sua própria capa ou em uma capa de TNT.

Coloque no compartimento que for feita a armazenagem produtos antimofo e que afastam insetos específicos para armários. Esses produtos são encontrados facilmente em supermercados.

A cada três meses, retire o vertido para arejar por um tempo. Isso vai evitar o acúmulo de resíduos e poeiras e manter a peça conservada.

Como modificar um vestido de festa para usar mais vezes

Agora que você já sabe como guardar um vestido de festa para manter sua integridade, vamos dar dicas de como você pode reutilizar seu vestido de festa.

Já pensou em dar uma cara nova ao seu vestido de festa?
Já pensou em dar uma cara nova ao seu vestido de festa?

Atualmente, ninguém quer comprar uma roupa (ainda mais de alto valor) e usar só uma vez. É possível dar uma nova cara para a peça. Confira algumas dicas:

1. Mude os acessórios

Se o vestido for de uma cor neutra, uma dica simples é usar acessórios diferenciados que vão mudar totalmente e fazer uma nova produção.

Mude os brincos, colares, sapatos e bolsa. Se usou o cabelo preso da primeira vez, escolha um penteado que deixe os fios soltos. Certamente, fará muita a diferença.

2. Incorpore detalhes ao modelo

Aplicar rendas, bordados, paetês, pérolas e entre outros detalhes também dão uma cara nova na peça.

Você pode fazer isso só na parte do busto ou em todo o vestido. Em geral, é muito fácil fazer esse tipo de aplicação, mas se você não se sentir segura para isso mande a peça para um profissional aplicar os detalhes.

3. Mande tingir de outra cor

Se você gosta muito do modelo, mandar tingir em uma tinturaria é uma ótima opção.

Vale ressaltar que essa opção dar mais certo em vestidos de cores mais claras e que não possuem muito detalhes, pois modelos com drapeados, por exemplo, podem ficar com a cor desigual.

4. Peça para uma costureira modificar a peça

Incluir uma fenda, modificar o decote, transformar um modelo longo em curto, acrescentar ou tirar pano… As opções para modificar um vestido de festa são inúmeras.

Peça para um profissional qualificado em corte e costura lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para modificar seu vestido.

Mas se você ainda não comprou seu vestido de festa não deixa de dar uma olhadinha nos lindos vestidos de festa que temos na AC!

10 ideias do que fazer com o seu vestido de formatura depois do baile



Posts Similares