Vestido de festa cavali

Mini Wedding 2019: tudo o que você precisa saber!

Você já sabe o que um mini Wedding? Esse tipo de casamento pode servir de inspiração para o seu casamento ou na organização do evento para uma amiga ou familiar. Então veja agora algumas dicas de como realizar esse casamento com muito bom gosto, elegância e charme.


O mini wedding é algo pequeno e simbólico e feito, justamente, para quem decide e sente que o casamento é algo para compartilhar e viver com os amigos, familiares e conhecidos mais íntimos do casal e da família.

Mini Wedding
Mini Wedding

A ideia de ter poucos convidados, uma clima mais intimista e uma decoração elegante e luxuosa que dará a chance para os noivos chegar e conversar com todos os convidados, se divertir e dançar na própria festa de casamento.

Leia também: 05 dicas certeiras para vestido de madrinha
Pois, os noivos investem muito dinheiro para ter uma festa e cerimônia do jeitinho que desejam, e diversas vezes, não conseguem parar um minuto para se divertir, curtir o momento, comer ou dançar por causa do grande número de pessoas que foram convidadas e necessitam de atenção.
Estabelecer um número não muito alto de pessoas, contando justamente com as eventuais faltas que inevitavelmente iriam acontecer.

O mini wedding é perfeito para casais íntimos
O mini wedding é perfeito para casais íntimos

No final, você consegue ver que quem realmente se importa vai aparecer e vai ser prazeroso desfrutar desse momento, se divertir na pista de dança com carinhas conhecidas e amigas com as quais você poderá ficar a vontade, rir e cantar alto.
Conheça agora, as vantagens de optar e organizar um mini wedding!

Quais as vantagens em realizar um mini wedding?

Em um casamento desse tipo você irá conseguir economizar no plano de bebidas e buffet, uma vez que o número de pessoas convidadas será diminuído.
Nada de 200 ou 300 pessoas. De maneira oposta a isso, poucos e selecionados amigos e conhecido, algo na faixa de 80 convidados ou menos.
Com o dinheiro que não foi gasto em bebidas e buffet, dá para investir ainda mais na decoração e em alguns detalhes a mais, como um bar de coquetéis ou lembrancinhas, além de aumentar o nível de todas as funções de um modo geral.

Decoração Mini Wedding
Decoração Mini Wedding

Mas, contudo, não pense que um mini wedding é a mesma coisa que um casamento com poucos gastos e mais barato.
Assim como em qualquer festa, os noivos vão planejar e organizar o evento conforme a condição do seu orçamento, independente se ele for um grande casamento ou um mini casamento. O que queremos dizer com isso é que, o mini wedding é um estilo ou tipo de casamento, não uma possibilidade para realizar um casamento para quem deseja gastar pouco.

Inspiração de decoração Mini Wedding
Inspiração de decoração Mini Wedding

Afinal de contas, o mini weddings tende a ser mais luxuoso e, exatamente pelo número menor de pessoas convidadas, músicas, comidas, itens de como decoração e outros tipos de serviços precisam de mais atenção.
Por exemplo, decoração e fotografias, são duas coisas que, muitas pessoas, consideram como pontos muito fortes em um evento como esse que se houve alguma complicação que comprometa as memórias e lembranças desse dia muito importante, pode frustrar os noivos para o resto da vida.

Quais as principais diferenças em um casamento tradicional com 300 pessoas e um mini wedding?

O casamento tipo mini wedding nasceu de um conceito europeu e é idealizado com uma faixa de 50 convidados. O objetivo é que apenas as pessoas mais queridas e chegadas, aquelas que estiveram sempre presente e se importam com a relação do casal, as que frequentam suas casas, sejam convidadas.

Vestido de noiva para casamento civil e mini wedding

São comemorações muito diferentes, que não existe um parâmetro para comparar. Começando pelo próprio número de pessoas e de todo planejamento que envolve a organização de uma festa como essa.

Cerimônia intimista, com poucos convidados
Cerimônia intimista, com poucos convidados

Em nossa concepção, para ser classificado como um estilo mini wedding, o casamento precisa ter no máximo 80 convidados. Porém, alguém pode chegar a dizer que: “E 100 convidados são somente 20 pessoas a mais?” É isso mesmo, mas os detalhes, acredite, faz toda a diferença.
Vamos pontuar agora as principais particularidades:

  • Mini wedding são casamentos intimistas, dessa maneira o casal consegue conversar, dar atenção, tirar fotos e compartilhar momentos reais com os seus convidados e permitem-se se divertir de um jeito mais descontraído e tranquilo.
  • O planejamento e organização da decoração é sempre muito aconchegante por causa do lugar ser pequeno. São tipos casamentos muito estilosos e cheio de charme, pois com a diminuição na lista de convidados o foco deve ser inovar, personalizar e investir mais na decoração.
  • Pode ou não ser mais barato, contudo, depende muito do que os noivos desejam para o seu grande dia.
  • Fotos, várias fotos, podem ser realizadas com todas as pessoas presente no evento, mas também é necessário prestar atenção no planejamento para não se perder em meio as possíveis poses e ângulos dos registros.

Qual o perfil dos noivos que procuram e optam por esse tipo de celebração?

São os casais mais modernos, descolados e que conseguem ter um definição clara do que desejam, pois fazer uma lista com poucos convidados nem sempre é uma tarefa simples e fácil.

Como fazer um mini wedding inesquecível!
Como fazer um mini wedding inesquecível!

Mas, normalmente os noivos são pessoas que querem fugir do clássico conceito latino de casamentos para um grande número de pessoas, até mesmo aquelas que o casal tem pouca o quase nenhum envolvimento, assim como os parentes distantes, colegas de trabalho ou amigos dos pais.

Você sabe qual o verdadeiro charme do mini wedding?

Nós somos bem suspeitos para dizer, mas o mini wedding é o como o sinônimo de muito charme e estilo.
Começando pelos lugares, que normalmente tem um grande diferencial e que trazem ainda mais estilo para o evento. Por exemplo, tente imaginar um casamento em uma vinícola, uma livraria, um bistrô, sua casa ou em uma galeria de arte.

Mini Wedding em uma livraria
Mini Wedding em uma livraria

Enfim, existem diversas opções, sendo comumente feita a cerimônia e a festa no mesmo lugar. O que pode trazer ainda mais charme e estilo ao casamento. Justamente por ser menor, os pequenos detalhes ficam em mais evidência, por esse motivo, tendem a ser mais caprichados e elaborados.
Independente do estilo definido, a decoração costuma ser cheia de personalidade e gosto dos noivos. Cada coisinha no mini wedding é pensado e planejado nos mínimos detalhes e tem o estilo de incluir as pessoas da famílias que têm o talento diferente ou que entendem mais do assunto.
Diversas vezes, a noiva também prefere optar pelo estilo DIY, que significa “faça você mesma”. Então as lembrancinhas são mais especiais e mimosas, os convites podem ser artesanais, o bolo é sempre um momento a mais e as pessoas conseguem observar todos os pequenos “toques” de cuidado e carinho.

Lembrancinhas de um casamento mini wedding
Lembrancinhas de um casamento mini wedding

O traje do noivo e o vestido da noiva também são selecionados e definidos dentro desse conceito europeu. Não é algo raro de ver os noivos casando de blazer e tênis ou um vestido vintage e até mesmo vestido e com sapato.
Mas lembre-se sempre, que um mini wedding não significa que menos formal de um estilo tradicional de cerimônia de casamento.

Quais os benefícios de escolher um mini casamento quando se compara com o casamento tradicional?

O tipo de evento é o mesmo, ou seja, um casamento. Então deve ser tratados com o mesmo profissionalismo e seriedade de um casamento convencional. Será um momento especial e único para o casal, seja qual for o seu tamanho e estilo.

Casamento mini Wedding
Casamento mini Wedding

É fundamental que os noivos e familiares compreendam que mesmo sendo um petit-comité, não podem deixar de lado alguns itens essenciais. Por isso, busque por um profissional como uma cerimonialista para ajudar na organização e cuidar para que tudo saia de maneira apropriada.
Permita que aquele conhecido ou amigo que ama tirar fotos, faça esse registro em outras situações, uma vez que você não preferir correr o risco de perder de marcar os momentos mais importantes no seu casamento.
E do mesmo jeito que vale a pena investir em um fotógrafo qualificado, você vai permitir que sua maquiagem, cabelo e decoração sejam realizadas assim, com o auxílio daquela prima especial que acredita que entende tudo do assunto?
É óbvio que algumas pessoas da família podem ter competência, se existir comprometimento e profissionalismo, sem problemas, mas não aposte sem ter certeza, pois é um momento que não volta mais.

Exemplo de decoração mini wedding
Exemplo de decoração mini wedding

Independe se for para 40 ou 400 convidados é o momento mais importante do começo da vida de um casal e de seus familiares, entretanto, é dever dos noivos criarem o norte e tratarem o seu grande dia da maneira que o evento merece.

Mini weding é mais barato?

Várias pessoas acreditam que o mini wedding significa um casamento mais barato, no caso de quando os noivos não tem muitos recursos financeiros, o que não é verdade. Então, o que podemos concluir sobre?
Esse é ponto que sempre causa polêmica. O primeiro passo é explicar que casar não é algo fácil, exige grande demanda e envolvimento daí, a necessidade de procurar por auxílio profissional
Barato ou caro, tudo depende do orçamento de cada casal, entretanto, é real o fato de que todos os serviços são contratados por meio da quantidade de convidados. Então é um fator matemático.
Se você convida 30 pessoas ao total, com certeza o custo final será menor do que um pessoa que convida 400 pessoas. Mas tudo depende da escolha e compreensão do conceito.

Convidados mini wedding
Convidados mini wedding

O estilo mini wedding não uma opção para se adequar ao orçamento baixo. Para os noivos que estão com a condição financeira um pouco apertada seja qual for o tamanho ou quantia de convidados, o evento irá pesar ou até mesmo inviabilizar a preparação do casamento.
Para quem deseja diminuir os gastos e realizar algo mais simples, é claro que diminuir a quantidade de convidados terá um impacto menos no orçamento.
No entanto, um casamento menor e mais íntimo pode acabar sendo muito mais estiloso e luxuoso, com muitos detalhes, elegante e belo, o que irá aumentar bastante o gasto com o casamento. E se for o caso e caber no orçamento, pode chegar a custar muito próximo a um casamento maior e tradicional.
Existem casais que preferem escolher o meio termo.
Com a quantidade menor de pessoas convidadas eles conseguem escolher o champanhe mais caro, um modelo de vestido de noiva exclusiva, como os do Arthur Calliman ou aquele fotógrafo dos seus sonhos, entre outros detalhes que não se encaixam em um orçamento menor, mas sim, de acordo com uma escolha consciente conforme as sua condição financeira e possibilidades.

Mini Wedding 2019
Mini Wedding 2019

O mais correto é que os mini weddings são um estilo ou uma tendência cada vez mais evidente e poderosa, quando o assunto é casamento. Repletos de amor, delicadeza, personalidade, estilo e de pessoas que se importam e amam os noivos e sua história que está para ser construída.



Posts Similares