O que é colação de grau na faculdade?

Colação de grau? Após muitos conflitos, angústias e dedicação, o tão aclamado momento chegou. É hora de pegar o diploma e se consagrar como graduado em sua respectiva profissão e de desbravar o mundo e trilhar um novo caminho.

Porém, do que se trata essa cerimônia? Vamos abordar esse tema mais a fundo e trazer a diferença entre colação de grau e formatura, você sabia que há diferença entre os nomes? Embora muitos acabem por confundir e usam a nomenclatura incorreta para as ocasiões, após a leitura desse texto, você saberá discernir e estará preparado para as futuras colações de grau.

A colação de grau

Uma data tão aguardada e importante para os acadêmicos, a colação de grau nada mais é que uma cerimônia ofertada pelas instituições de cunho obrigatório para os alunos que almejam o grau de bacharel ou licenciado. Quando os estudantes cumprem suas obrigações acadêmicas, chega a hora de encerrar esse ciclo, e é através de uma celebração que tudo chega ao fim.

Portanto após muito suor, sacrifícios e lutas travadas com os estudos, a glória finalmente bate à porta dos estudantes e os convidam a comemorar. Mas, não são todos que podem saborear o gosto da vitória logo de cara. Existem alguns critérios acadêmicos que precisam ser cumpridos para que só então os alunos consigam colar grau.

Só com essa colação de grau, que os estudantes deixarão de ser meros alunos e passarão a ocupar um novo status social, sendo agora profissionais em suas respectivas áreas de atuação. E para chegarem a esse momento, as obrigações acadêmicas devem estar resolvidas, como por exemplo:

Finalizar todas as disciplinas da grade curricular. Sendo estas as obrigatórias e também as optativas;

Ter efetuado toda a carga horária do curso, bem como as horas extracurriculares e estágios ou até mesmo outras tarefas específicas de cada faculdade ou universidade;

Apresentar o Trabalho de Curso (TCC) e ter alcançado ao menos a nota mínima para aprovação;

Após executar todas essas tarefas, o estudante será aceito à participar da colação de grau. Sendo essa cerimônia uma entrega simbólica do diploma, mas de alto valor para os presentes, pois se trata de uma conquista acadêmica não apenas para o formando, mas sim para ele e todos seus amigos e familiares.

https://www.instagram.com/p/BfbYR88FKuZ/?utm_source=ig_web_copy_link

É nessa cerimônia que várias homenagens e discursos serão proferidos aos alunos, familiares e docentes. Composta por momentos enriquecidos de lembranças que serão proferidos pelo orador e também, os instantes formais como a execução do juramento e demais acontecimentos.

Roupa para colação de grau

Em que se refere a colação de grau imediatamente lembramos do bom e velho traje típico usado nessas ocasiões: a beca e o Capelo, ou como popularmente conhecido o chapeuzinho de formando. Mas é claro que por baixo da beca, os graduandos estarão usando outras vestes, não é? E é sobre essas roupas que vamos falar agora.

Nada contra os vestidos e roupas de brilho que usam, mas não serão vistos na hora da cerimônia. Então é melhor equilibrar e acertar no figurino. Sem caudas longas e nem ternos para os rapazes. Confira a seguir algumas dicas:

Roupas masculinas

O célebre esporte chique é a melhor aposta nessas ocasiões. Ao optar por uma calça social e camisa, não há como errar! Não importa o horário da cerimônia nem período do ano, essa dupla certamente vai agradar.

Contudo, tenha cuidado com as cores escolhidas. Nada que cores que chamem tanto a atenção e nem sapatos que possam divergir tanto da roupa ou da beca. Opte por um bom relógio, trazendo sutileza e elegância.

Roupas femininas

Vamos lá meninas! Bem sabemos que vocês já pensaram na roupa a tempos, não é mesmo? Se preparar para estas ocasiões demandou tempo e dedicação, então melhor não errar e pecar pelo excesso. O arsenal de escolhas para as meninas contém saias, vestidos e calças. Desde saias longas, médias e curtas até calças pantalonas e sociais.

Já os vestidos, uma cautela é sempre bem-vinda, já que usar vestidos volumosos e extravagantes não é o ideal, pois acabará destoando da beca, tanto por ser longo e volumoso como na escolha da cor.

Leia também: Fuja do comum- como arrasar na festa com personalidade

Lembrando que vocês irão se movimentar e passar longos momentos sentadas, portanto é melhor que a sua escolha seja feita de maneira a favorecer o conforto e fácil locomoção. Use calçados confortáveis, como sandálias e sapatos com uma altura que te ofereça segurança e tranquilidade.

As mulheres possuem uma gama imensa de acessórios, como brincos, colares e gargantilhas, relógios e anéis. Selecione os itens que lhe agradam e combinam com sua vestimenta.

Por fim, a melhor opção de penteados são aquelas simples e sem tantos exageros. Deixe para apostar em cabelos mais estilosos na festa de formatura. Certamente você irá encontrar algo que te agrade.

A cerimônia

Toda cerimônia de colação de grau irá possuir uma estrutura própria de organização. Já que se trata de diferentes faculdades e universidades de trabalham de forma diferente, é esperado que esse tipo de evento também possua sua singularidade. Mas a base desses eventos é bem parecida.

https://www.instagram.com/p/Be1NdntFRyR/?utm_source=ig_web_copy_link

Contarão com a presença do diretor ou reitor, figuras de autoridades locais, corpo docente e gestor, familiares e amigos. Assim que a cerimonialista apresentar a cerimônia, chamar os membros da mesa, chamar os professores e o reitor ou diretor fizer a abertura, será a vez da entrada dos formandos.

Cada turma escolhe uma figura de grande relevância em sua trajetória acadêmica, selecionando então algum profissional para ser seu patrono ou patronesse e um que ocupará o cargo de paraninfo ou paraninfa. Lembrando que a escolhas dessas autoridades é sempre feita pela própria turma e não pela instituição, por meio de uma eleição ou unanimidade dos formandos.

Qual é a diferença entre colação de grau e formatura?

Para finalizarmos, é importante que você caro leitor, saiba a diferença entre a colação de grau e a formatura. Muitos tendem a chamar a colação de grau de formatura, e a formatura em si de festa de formatura, ficou confuso? Calma, vamos explicar tudo isso!

A colação de grau consiste em uma cerimônia que irá conceder o grau de bacharel ou licenciado ao graduando. Tornando-o apto a exercer seus conhecimentos em sua respectiva área desde que autorizado pelo seu conselho regional.

a formatura é composta por um jantar e um baile de gala. É nessa ocasião que as mulheres se produzem com maquiagem e longos vestidos de festa. E os homens normalmente usam smokings e ternos.



Posts Similares