O que representa o anel de formatura?

Anel de formatura? Os anéis de formatura levam consigo muitos significados especiais. Pode-se dizer que ele é o maior símbolo conquistado para representar a sua carreira profissional, caracterizada por muitos desafios vencidos, dedicação e insistência.

Com certeza, será uma peça única e para vida toda, podendo se tornar um dia um anel de família, passando de geração em geração.

Essa joia representa a conclusão, finalização de uma etapa da vida acadêmica muito especial. A pedra simboliza o orgulho pela profissão escolhida e este pequeno objeto carrega várias curiosidades e histórias específicas para cada campo de atuação.

Quando começou essa tradição de anel de formatura?

O anel de formatura tem o seu início marcado nos Estados Unidos em 1835, na Academia Militar West Point. A joia era um jeito de identificar e diferenciar a turma de graduandos e registrar a passagem pelos mesmos na instituição de ensino.

Os primeiros anéis desenvolvidos tinham um formato quadrado, lembrando muito um anel de sinete. Com o passar dos anos, cada universidade começou a mudar o padrão da joia, escolhendo novos formatos e design.

Leia também: Como conservar o seu vestido de festa?

Na cultura oriental, acredita-se que o anel deve ser utilizado no dedo anelar, pois de acordo com a sua crença o dedo anelar seria regido pelo sol, astro que está ligado ao brilho, sucesso profissional e pessoal. Por isso, usar essa importante joia nesse dedo traria sucesso para graduando.

E na cultura brasileira, o anel de formatura é comumente utilizado no mesmo dedo e é um presente, geralmente dado pelos pais ou outros familiares dos graduandos. Tradicionalmente, ele traz um emblema do curso e costuma ter uma pedra preciosa que simboliza a profissão.

O anel representa muita coisa, principalmente, para o formando
O anel representa muita coisa, principalmente, para o formando

Não existem registros históricos para confirmar em que momento as pedras e cores começaram a ganhar um significado importante em cada profissão, mas é muito aceitável que uma interpretação mística das pedras, seja o real motivo de seu uso em anéis de formatura.

Por esse motivo, procurar e encontrar o anel de formatura ideal e impecável é algo desafiador. E se, durante as suas pesquisas e buscas pela joia perfeita surgiram questionamentos e dúvidas relacionadas ao objeto, fique tranquilo. Nós preparamos um artigo completo para você conhecer um pouquinho sobre essa importante joia desejada pelos universitários. Confira abaixo:

O que o anel de formatura representa?

O anel de formatura carrega o significado de orgulho pela área de atuação profissional escolhida. Simboliza a finalização de uma fase muito importante da vida de uma pessoa e marca o início de uma nova trajetória, no qual a essência é praticar e utilizar todo o conhecimento adquirido por meio de muito estudo e esforço.

O que significa cada pedra e cor no anel de formatura?

Pedras preciosas sempre levam consigo um tipo de símbolo ou significado, podendo vir a servir ao longo da história como um amuleto, por exemplo. No Brasil, as joias de formatura de profissões que estão interligadas tendem a usar a mesma gema, representando a relação entre elas, mas, há algumas exceções.

Um exemplo

O rubi é uma pedra preciosa que simboliza o dom da palavra, falada e escrita. Por essa razão, as joias de formatura dos cursos de jornalismo e direito costumam ser representados pelo rubi como pedra principal.

E como esta gema também está associada a ao entusiasmo, proteção e força, outros profissionais como os bombeiros, oficial de justiça e segurança do trabalho também utilizam o rubi como anel de formatura.

Mas, como para toda regra existe uma exceção, a esmeralda representa a área da saúde. Ela é a pedra principal do anel de vários cursos como veterinária, psicologia, fisioterapia, medicina e enfermagem.

Porém, a gema do curso de odonto é a gramada, enquanto a gema que representa o curso de farmácia é o topázio/citrino imperial. Mesmo que sejam cursos que fazem parte do campo da saúde, as joias deste curso são diferentes, por causa da história de cada profissão, que leva consigo uma particularidade única.

Confira abaixo uma lista das pedras de cada curso e cada área profissional:

  • Safira Azul

Administração, Análise de Sistemas, Agronomia, Arquitetura, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Teatro, Astronomia, Bibliotecário, Ciências Aeronáuticas, Ciências Atuariais, Ciências Políticas, Ciências Naturais, Comércio Exterior, Comunicação Social, Desenho, Design de Interiores, Design Gráfico, Educação Artística, Eletrônica, Engenharia (todas as especialidades da área), Estatística, Filosofia, Física, Fotografia, Geologia, Logística, Meteorologia, Matemática, Música, Psicologia (lápis-lazúli/safira), Publicidade e Propaganda, Processamento de dados, Pedagogia (ametista/safira), Química, Rádio e TV, Relações Internacionais, Turismo e Hotelaria, Turismo e Hotelaria, Telecomunicações, Sistemas da Informação, Segurança Pública, Secretariado Executivo e Relações Públicas.

  • Esmeralda

Auxiliar de Enfermagem, Bacteriologia e Patologia Clínica, Biomedicina, Bioquímica, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Laboratorista, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Obstetrícia, Psicologia Clínica, Saúde Comunitária, Saúde Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Terapia Ocupacional, Zootecnia

  • Anel de Formatura Rubi

Direito, Bombeiros, Jornalismo, Oficial de Justiça

  • Ametista

Biblioteconomia, Ciências Sociais, Design de Moda, Dietista, Estudos Sociais          Economia Doméstica, Geografia, Gastronomia, Letras, História, Pedagogia (ametista/safira), Sociologia, Técnico em Administração, Técnico de Alimentos e Teologia.

  • Água-marinha

Ciências Econômicas ou Economia, Biologia ou Ciências Biológicas, Oceanografia, Marinheiro e Secretariado.

  • Citrino e Topázio Imperial

Radiologia (ônix/citrino/topázio imperial), Farmácia e Bioquímica.

  • Granada

Odontologia

  • Turmalina Rosa

Secretariado, Comércio e Ciências contábeis

  • Turmalina Verde

Cabeleireiro, Ciências Agrícolas, Corretor de Imóveis, Corte e Costura, Design de Produtos, Ecologia, Instrumentação Cirúrgica, Logística, Magistério, Normalista, Protético, Sanitarista, Serviço Social, Técnico de Alimentos, Técnico em Gestão Ambiental.

  • Ônix

Investigador, Polícia e Radiologia (ônix/citrino/topázio imperial).

Mas além da pedra, você qual é o símbolo do seu curso?

Normalmente, próximo a conclusão da sua graduação, você já deve saber qual é o símbolo que representa o curso que você escolheu, não é mesmo? Porém, no contexto acadêmico há algumas confusões que dizem respeito a certos emblemas.

https://www.instagram.com/p/Bvt3NyLnRKD/?utm_source=ig_web_copy_link

Como por exemplo, muitas pessoas se confundem na hora de diferenciar os símbolos dos cursos de medicina e ciências contábeis. O Bastão de Asclépio deve estar representando a área da saúde. Já o Caduceu de Hermes é usado, de forma equivocada, por algumas organizações de ensino da saúde, como símbolo, mesmo que não exista nenhuma ligação com a área de atuação e o emblema.

De toda forma, nos dias atuais, o símbolo pode ou não estar presente no anel de formatura, a escolha deve ser particular e fazer sentido para o formando, por isso, as regras tradicionais não são inquebráveis.



Posts Similares