Os modelos mais comuns de vestido de formatura e como escolher o seu

A formatura é um evento muito importante, que marca a passagem da fase estudantil para a vida adulta e para o mercado de trabalho. Uma das peças mais importantes nesse dia é o vestido de formanda e para brilhar a noite toda com conforto e sofisticação, é preciso escolher com cuidado até encontrar o modelo ideal.

A variedade de modelos de vestidos para festa é infinita. Com tanta diversidade, escolher o vestido perfeito pode ser um verdadeiro desafio. Confira a seguir alguns dos modelos mais comuns de vestido de formatura, e como escolher o seu.

Vestido Sereia

Uma das maiores tendências atuais entre os vestidos de festa é o modelo sereia, que possui modelagem ajustada na cintura e no quadril, até o joelho, e a partir dessa altura tem um recorte que se abre abruptamente até os pés, criando o efeito de cauda.

Vindo diretamente do tapete vermelho, esse vestido forma uma silhueta com formato de ampulheta, garantindo sensualidade e glamour ao look. Apesar de ser mais conhecida em vestidos longos, também é possível encontrar essa modelagem em versões curtas.

Vestido sereia longo
Vestido sereia longo

Os principais diferenciais do modelo sereia é que, além de lindo, deslumbrante e delicado, ele se adapta com facilidade a diferentes tipos de corpo, uma vez que ajuda a valorizar ainda mais as curvas femininas. É a peça ideal para mulheres com o formato de corpo retangular, que têm os ombros e quadril em medidas aproximadas entre si. Dessa forma, ajuda a equilibrar a silhueta.  

O vestido sereia não é muito indicado para mulheres que têm o quadril largo, pois a modelagem da peça tende a aumentar toda a parte de baixo do corpo, criando certa desarmonia.

Em peças plus size, a parte superior do vestido (que tende a ser bem ajustada) não precisa ser tão colada ao corpo. A abertura pode começar logo abaixo do quadril, assim contribui com um melhor equilíbrio estético.

Vestido de formatura sereia plus size
Vestido de formatura sereia plus size

A modelagem sereia fica perfeita especialmente se combinada com tecidos mais encorpados e com linhas horizontais.

Contudo, antes de optar por um vestido desse modelo, é necessário levar em consideração que, como se trata de um corte mais estreito e justo ao corpo, pode ser que seus movimentos fiquem um pouco limitados.

Vestido Justo

O modelo mais justinho é um verdadeiro clássico entre os vestidos de festa, ideal para quem deseja apostar na sensualidade e valorizar as curvas do corpo. Os mais populares entre as opções justas são o modelo bandagem e os tubinhos, além das opções com transparências, que ficam deslumbrantes.

Essa peça tradicional também faz muito sucesso entre as formandas. Pode ser curto ou longo, mais clean ou mais sofisticado, com rendas e pedrarias, por exemplo, a depender da ocasião e do estilo pessoal de cada uma.  

Vestido de formatura justo
Vestido de formatura justo

Para escolher esse vestido, é fundamental que a formanda esteja confortável com as partes do corpo que serão destacadas, uma vez que a modelagem justa evidencia bastante os detalhes da silhueta.

O vestido bandagem é um dos modelos preferidos para compor looks de festa, e o ideal é que seja usado em cores lisas, claras ou escuras. Puro charme!

O tubinho também faz um enorme sucesso, caracterizado pela saia reta e justa. É uma peça democrática, sensual e coringa. Difícil errar.  

Decotes e fendas

Para aquelas que gostam de ousar no look, muitas vezes um belo decote é um detalhe indispensável em um vestido de festa.

Vestidos decotados sempre ganham muito destaque nos desfiles de moda, como nos últimos eventos da São Paulo Fashion Week, nos quais os decotes profundos apareceram como uma proposta para valorizar o colo feminino, principalmente quando combinados com detalhes de pedrarias e/ou bordados. Esse modelo fica muito apresentável em tons fortes.

Vestido de formatura com decote profundo
Vestido de formatura com decote profundo

O detalhe vertical do decote também tende a favorecer as mulheres baixinhas, alongando sua silhueta e harmonizando o visual.

Caso deseje você pode solicitar aqui a ajuda de nosso time de especialistas 

Invista nos decotes, de maneira que todo o foco do look fique neste ponto. Ou pode aliá-lo com uma fenda na perna, um detalhe que faz muito sucesso entre as opções de vestidos para festa, ideal para quem quer fugir dos modelos tradicionais. Apenas tome cuidado para que o look não fique com informação em excesso.

Se preferir, você pode trocar o decote frontal por um decote nas costas, valorizando uma das partes mais sensuais do corpo feminino. Fica um luxo!

Decote ombro a ombro

Para mulheres com o corpo no formato triângulo (com quadril mais largo que os ombros), o ideal é investir em vestidos que deixam a atenção para a região do colo, como é o caso dos modelos com decote ombro a ombro.

Esse modelo está em alta desde 2016, e popularizou-se tanto que promete permanecer como uma forte tendência por um bom tempo.

É geralmente visto em recortes mais minimalistas ou modernos, mas o decote ombro a ombro princesa também faz bastante sucesso. Mais sofisticada, essa versão confere glamour instantâneo ao look, é caracterizado pelo decote ombro a ombro com recorte em formato em V, e é o ideal para quem quer apostar em um visual mais romântico.

Decote ombro a ombro com formato V
Decote ombro a ombro com formato V

Os vestidos com decotes ombro a ombro não são muito indicado para mulheres com corpo do tipo triângulo invertido (com ombros largos e pernas finas), uma vez que causam um efeito de desequilíbrio na silhueta. Mas se esse for o seu caso e você quiser optar por um vestido desses, você pode escolher um modelo com saias fluídas, o que vai ajudar a minimizar esse efeito.

Modelagem princesa

A modelagem princesa é a preferida das mulheres que gostam de apostar em um look clássico e romântico. Caracterizado pela sua saia ampla, esse modelo foi o preferido de noivas e debutantes por muito tempo, desde 2017 caiu no gosto das madrinhas e formandas.

Mesmo o vestido mais simples fica naturalmente imponente no corpo, devido ao seu recorte refinado e elegante. Não é à toa que essa é atualmente uma das opções mais populares entre os vestidos de festa.

Vestido de formatura com modelagem princesa
Vestido de formatura com modelagem princesa

Você pode apostar em um look mais clean, com um vestido minimalista e de uma só cor, ou em modelos estampados, com bordados e/ou rendas. Com o vestido princesa fica quase impossível de errar.

Se você quiser investir ainda mais em um look com pegada romântica, pode optar por um modelo com babados, mangas bufantes ou laços. Esse tipo de detalhe vai ajudar a deixar o seu vestido de formatura ainda mais delicado.

A renda também pode compor esse tipo de vestido, formando um visual feminino e mega delicado. Como há uma infinidade de tipos de renda, você pode escolher um modelo com o desenho que melhor se encaixa ao seu estilo.

Em cores claras, esse tipo de vestido reforça ainda mais a proposta de princesa, além de ser uma tendência, como nos tons de azul, rosa, nudes e pastéis.

Curtos

Os vestidos curtos não costumam estar entre as principais opções das formandas, já que os longos são quase sempre uma exigência do Dress Code dos eventos que envolvem a formatura. Para não errar na escolha, certifique-se de conferir o Dress Code da festa antes de comprar o seu vestido.

Ainda que os modelos longos sejam os queridinhos devido à tradição e formalidade dessas ocasiões, é absolutamente possível optar por um vestido curto sem deixar a elegância de lado.

Além disso, os curtos são opções mais versáteis, e podem facilmente se tornar uma peça coringa em seu vestuário. Esse tipo de vestido pode ser encontrado em grande variedade de recortes, decotes, cores e detalhes diversos.

Se quiser apostar em um look delicado, você pode escolher um vestido curto com rendas, que é uma opção elegante e difícil de errar. Na cor clara, a peça fica ainda mais tradicional, e nas cores escuras gera a sensação de imponência. Ambas as opções são lindas e charmosas. Além disso, há também as rendas coloridas, ideais para formar um look descontraído.

Vestido de formatura curto
Vestido de formatura curto

Para uma combinação mais estilosa e ousada, as opções com mangas longas e mangas bufantes são uma excelente pedida.

Mulheres discretas e/ou mais modernas podem escolher os modelos com golas fechadas, que são mais majestosos.

São infinitas as opções para quem deseja escolher um vestido curto para a festa de formatura. Além disso, há modelos para todos os gostos. A facilidade e a praticidade promovidas pelos vestidos curtos é um forte ponto favorável a eles.

Tomara que caia

O vestido com decote tomara que caia é outra opção que recorrentemente marca presença em festas de formatura. O modelo e os recortes desse tipo de vestido podem variar bastante, mas seja como for o estilo e cor da peça, o decote evidenciando a região do colo está super em alta.   

Como deixa o colo da mulher à mostra, esse tipo de decote acabou se tornando uma peça símbolo de aspectos como a sensualidade e a feminilidade.

Vestido de formatura com decote tomara que caia
Vestido de formatura com decote tomara que caia

Essa opção, no entanto, pode ser arriscada para mulheres com seios volumosos, pois nem sempre garante a sustentação e segurança necessárias para que a formanda possa curtir a festa com tranquilidade e conforto. Caso essa seja a sua escolha, o ideal é optar por um modelo feito com um tecido capaz de oferecer uma estrutura firme ao busto, dessa forma você poderá ficar despreocupada durante todo o evento.

Bordados e transparências

Os bordados e transparências estão entre os detalhes preferidos e mais constantes nos vestidos de formatura. Conferindo elegância e sensualidade ao look, esses aspectos ajudam a valorizar o corpo feminino.

O grande diferencial de vestidos com esse tipo de trabalho é que caem bem em mulheres de todas as idades, e devido a sua grande variedade garantem um visual único e especial. Podem ser encontrados tanto em vestidos longos como nas opções curtas.

Vestido formatura com transparência no colo
Vestido formatura com transparência no colo

Caso a formanda prefira uma combinação mais discreta, esses detalhes nem sempre precisam estar juntos.

Os vestidos com transparência no colo, costas e nas mangas fazem muito sucesso, e mais recentemente as opções com transparência nas pernas se tornaram uma tendência promissora.

Uma dica de ouro para não comprometer a sofisticação do look é deixar os vestidos com grandes áreas de transparência para eventos mais festivos, e aqueles com pequenas transparências para ocasiões mais formais.

As opções de vestidos com bordados são encantadoras, e podem ser compostas por franjas, brilhos e aplicações diversas. Como também há uma infinidade de trabalhos, é muito fácil encontrar um vestido que agrade os mais diversos estilos, desde as formandas mais discretas até as mais exuberantes e ousadas.

Seja lá qual for o modelo de vestido escolhido para ajudar a compor esse dia tão especial, o importante é dar preferência para um modelo que garanta o seu conforto durante toda a festa, sem deixar a elegância de lado. E você, já tem um modelo preferido para começar a procurar? Confira todas novidades de moda festa na Arthur Caliman!

Solicite aqui o contato de nosso time de consultoras

Veja aqui também os erros mais comuns cometidos ao tentar encontrar seu vestido de formatura



Posts Similares