Quais as pedras de cada profissão?

eBook Madrinha de casamento – o guia definitivo

Utilizar anéis de formatura com pedras preciosas é uma tradição muito antiga, nasceu nos Estados Unidos no ano de 1835 e é concretizada até os dias atuais.

Isso porque o anel representa os desafios, a batalha e a emoção vivenciada pelo graduando. Ele, toda vez que usar e olhar para a pedra, se lembrará de sua trajetória e conquistas alcançados no decorrer dela.

A cor da pedra que é usada para compor o anel é o principal indicativo para representar a profissão escolhida pelo formando.

Na cultura brasileira, o modelo do anel está associado ao curso de graduação, trazendo também consigo a pedra que simboliza a profissão e o ícone do curso. No entanto, o design tradicional, com o emblema posicionado sobre o aro perde o seu espaço e dá lugar para modelos mais atemporais e delicados.

Leia também: Como cuidar e conservar o seu vestido de festa

Dessa forma, a tradição se reinventa e os convencionais anéis de formaturas com pedras de cada profissão aparecem com outros estilos e formatos. O ponto principal, que é a pedra preciosa, ainda se mantém como símbolo, mas podem serem vistas também em colares, brincos, pulseiras e gargantilhas.

Qual é a cor e pedra de cada profissão?

Geralmente, pedras preciosas são repletas de crenças e significados que se constituíram em muitas culturas. Não existem registros históricos de como e em que momento as pedras começaram a ser associadas às profissões, no entanto, é plausível que exista alguma interpretação mística das gemas por trás das joias coloridas.

Algumas profissões estão relacionadas a mesma área e, por essa razão, costumam usar a mesma pedra, representando a ligação entre elas, no entanto, não é uma regra. As joias são concedidas para cada carreira ou área de atuação conforme o significado das gemas na cultura ocidental. Para entender um pouco mais sobre o significado, cor e tipo de pedra de cada profissão no Brasil, confira abaixo:

  • Pedras Safira Azul

A Safira Azul é uma das pedras preciosas mais desejadas e procuradas ao redor do mundo. Ela é resistente e conhecida pelo seu tom de azul profundo, representa a sabedoria, criatividade, ao intelecto, equilíbrio entre o corpo e a mente, garantindo tranquilidade, paz e otimismo.

Na idade média, a pedra era usada por membros da realeza e sacerdotes como um talismã, uma vez que a safira está associada a proteção e serenidade dos pensamentos.

https://www.instagram.com/p/BfbYNsVFOu-/?utm_source=ig_web_copy_link

A cor da gema também é conhecida para tranquilizar a mente e incentivar a concentração. Por isso, é a pedra perfeita para presentear formandos que escolhem cursos que envolvem o raciocínio, criação e análise.

Além dos significados, a Safira Azul também simboliza os cursos de Sistemas de Informação, Artes Plásticas, Publicidade e Propaganda, Matemática, Psicologia, Engenharias (todas as especialidades), Administração, Filosofia, Desenho Industrial, Astronomia, Ciências da Computação, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Química, Marketing, Música, Física, Educação Física e Biologia.

  • Pedras Esmeralda

Essa também é uma das pedras mais procuradas. Ela é verde e representa a proteção e a cura, simbolizando a área da saúde. De uma maneira geral, essa cor está ligada à natureza, ao renascimento e à vida. Por esse motivo, há uma crença que a pedra teria a possibilidade ou poder de restabelecer a saúde.

Outrora, a esmeralda era utilizada no tratamento de vista cansada. O método era para o serviço de tempos em tempos e olhar para a pedra com o objetivo de aliviar o cansaço dos olhos. Mas fora esse exemplo, existem várias histórias conhecidas que estão relacionadas à cura por meio da esmeralda, além de representar também a tranquilidade e o amor.

Por esse e outros motivos que a esmeralda, por ter a capacidade de curar e proteger, ficou conhecida como a pedra que simboliza muitos cursos da área da saúde.

Além da gema, é muito recorrente que os anéis de formatura de formandos do ramo da saúde, assim como fisioterapia, enfermagem, medicina veterinária e medicina, tragam uma serpente no seu design. Isso acontece pois, desde 1946, o Bastão de Asclépio é o emblema oficial da OMS (Organização Mundial da Saúde). Refere-se a um bastão com uma cobra enrolada. O animal estaria ligado a cura, capacidade de regeneração e sabedoria.

Confira as profissões que costumam ter a esmeralda como pedra nos anéis de formatura:

  • Técnico de enfermagem, Terapia ocupacional, Zootecnia, Saúde ocupacional, saúde comunitária, Psicologia clínica, Obstetrícia, Nutrição, Medicina veterinária, Medicina, Laboratorista, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Estética e Cosmetologia, Enfermagem, Educação física, Biomedicina, Bacteriologia e Patologia clínica e Auxiliar de enfermagem.
  • Pedras Rubi

Muito admirado pelo seu tom de vermelho azulado e a durabilidade, o rubi é a gema que simboliza o dom da palavra falada e escrita. Por esse motivo, a joia está muito relacionada a cursos como o jornalismo e o direito.

A pedra preciosa está associada ao poder de liderança, vitalidade e a confiança. Também transparece prosperidade e inspiração. De acordo com algumas crenças, o rubi tem a capacidade de assegurar o sucesso, amor e harmonia, afastando as energias impuras.

https://www.instagram.com/p/Bei5hbqlLkZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Além da joia, a cor vermelha é a representação perfeita da proteção, força, entusiasmo e a paixão. Por isso, é comum a utilização dessa pedra em anéis de formatura de bombeiros e oficiais de justiça.

Cursos que usam o rubi como gema para os anéis de formatura:

  • Oficial de Justiça, Jornalismo, Bombeiros e Direito.
  • Pedras Ametista

Comumente conhecida pela sua tonalidade violeta, a pedra é apontada como a variação mais valiosa da turma do quartzo. O tom pode se diversificar entre uma delicada cor lilás até um roxo bem intenso.

Conforme uma lenda romana muito antiga, a pedra roxa era usada como amuleto de proteção contra os pensamentos negativos e a intoxicação. O nome vem do grego amethystos, “não embriagado” ou “sóbrio” na língua portuguesa, uma vez que a pedra teria a capacidade de curar a embriaguez.

Ao decorrer dos anos, a pedra esteve muito relacionada ao clero e à realeza. Ela pode ser encontrada e muitas joias reais e foi usada por muitos clérigos na igreja católica, como representação da humildade e devoção.

A gema também uma pedra muito associada a filosofia e à espiritualidade. Assim sendo, é a joia perfeita para simbolizar os cursos das ciências sociais e humanas. A cor roxa também bastante relacionada ao equilíbrio e a clareza mental.

O curso abaixo tem essa importante pedra como sua representante:

  • Técnico de Alimentos, Teologia, Técnico de Administração, Sociologia, Pedagogia (ametista/safira), Letras, História, Geografia, Gastronomia, Estudos sociais, Economia Doméstica, Design de moda, Dietista, Ciências sociais e biblioteconomia.
e-book de looks & dicas para formandas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here