Qual a diferença de formatura e colação de grau?

Tudo sobre formaturas e colação de grau, você encontra aqui no blog da Arthur Caliman
Tudo sobre formaturas e colação de grau, você encontra aqui no blog da Arthur Caliman
eBook Madrinha de casamento – o guia definitivo

Ainda que muitos confundam os termos, a colação de grau e formatura estão ligadas, mas são bem diferentes. Com o fim do período letivo, a única coisa que os estudantes de último ano almejam, é a tão aguardada festa de formatura!

Antes disso, precisam passar pela colação de grau, para que assim estejam aptos a exercer sua profissão. A colação de grau tende a acontecer primeiro que a festa de formatura, como forma de brindar o término da vida acadêmica.

Vamos apresentar um pouco mais sobre esses termos confusos que estão ligados aos graduandos! Se não se formou, calma! Você ainda vai passar por tudo isso!

Como funciona a colação de grau?

Para que um formando esteja livre para passar pela colação, ele primeiro precisa concluir seu tempo acadêmico. Findar as matérias obrigatórias e as optativas, alcançando no mínimo a nota média de cada instituição. Produzir e apresentar seu trabalho de curso, que na maioria das vezes é o grande temor dos estudantes, e garantir também a nota médias para passar.

Por fim, entregar suas horas complementares, que são conseguidas por meio de cursos assistidos, palestras, trabalhos apresentados, etc.

Com esses itens findados, o acadêmico então poderá participar da colação de grau, que acontece no começo ou no meio do ano, dependendo da instituição e de quando o aluno iniciou o curso. Vale lembrar que a colação de grau é de caráter obrigatório, para se concluir o curso.

Caso aconteça do aluno não ter concluído todas as matérias e possui alguma pendência, ele terá que continuar no próximo ano e finalizar tudo o que deixou para trás. Seja por conta de algum deslize nas notas ou presença, afastamento ou mudança. É importante que esse sujeito busque concluir tudo o quanto antes, para poder se graduar como bacharel ou licenciado.

Se não finalizei a graduação, posso participar da colação de grau?

Sim! Os estudantes que tiverem as pendências, poderão participar da colação junto com seus colegas. De maneira simbólica, mas ainda poderão! Isso acontece quando os formandos possuem o desejo de passar pela graduação com a sua turma, uma vez que tudo começou com eles, então precisa terminar com eles!

Super dicas de colação de grau da Arthur Caliman
Super dicas de colação de grau da Arthur Caliman

Como essa colação acontece de maneira simbólica, será necessário que o estudante cole grau na próxima cerimônia oficial da instituição após concluir o que deixou para trás.

Essas cerimônias acontecem no fim ou no meio do ano, e não possuem a dimensão de uma colação de grau normal.

São simples, não contam com paraninfos, oradores e juramentistas, nem com um vasto público, apenas com os formandos, o diretor ou reitor e um cerimonialista. Garantindo assim o grau de bacharel ou licenciado àqueles que não se formaram.

Como é organizada a cerimônia de colação de grau?

Essa cerimônia vai de acordo com as instituições. Podendo ser exclusivas a um curso, ou juntar esses cursos e realizar uma única cerimônia. Cabe a cada turma, eleger um paraninfo, que usualmente é alguém que exerceu muita importância para eles, e essa pessoa escolhida, será como um padrinho ou madrinha dos formandos.

A turma deverá escolher também um orador, sendo responsável por agradecer a todos os professores e profissionais que contribuíram, aos colegas e familiares. Em algumas instituições os formandos escolhem alguns professores para serem homenageados. 

Durante a cerimônia, um cronograma foi previamente estruturado pela faculdade ou universidade, e é subjetivo a forma como organizam, mas alguns eventos são basicamente os mesmos, como cantar o hino nacional, chamar os membros que irão compor a mesa como o reitor ou diretor, coordenadores de curso, paraninfos e homenageados. 

Terá então a entrada do corpo docente e dos formandos, que ocuparão seus lugares e a cerimônia terá continuidade. Com alguns momentos bem emocionantes, talvez o que se destaque mais, seja o discurso do orador. Afinal, caberá a ele relembrar dos melhores momentos, dos piores, das conquistas e derrotas da turma, bem como as provas e comemorações.

 Dentre os melhores momentos de uma colação de grau, certamente não podemos deixar de lado, a hora da entrega dos canudos. Mesmo sendo canudos vazios, ou com mensagens e confetes de papel, o simbolismo é gigante. O formando, após ter seu nome chamado, se dirige rumo ao paraninfo ou professor homenageado que será o responsável para entregar o canudo. Certamente caro leitor, esse é um momento único!

A festa de formatura

Momentos burocráticos e formais de lado, agora vamos falar de outro tipo de comemoração! Um evento de muita alegria e curtição! Vamos adentrar o momento ainda mais aguardado pelos formandos: A festa de formatura!

Dicas imperdíveis sobre formaturas com a Arthur Caliman
Dicas imperdíveis sobre formaturas com a Arthur Caliman

Meninos de smoking e meninas de vestidos longos! Trajes típicos de qualquer evento de formatura. Não são uma regra, é claro, porém a ocasião demanda sofisticação. Muito tempo se passou, dinheiro gasto e muita energia demandada, mas finalmente a hora chegou! 

Logo no segundo ano de graduação, os formandos já começam a pagar a formatura. Por ser um valor bem alto, é indicado que comecem a pagar no início, e não deixar para a última hora.

Contratar uma empresa com boas referências no mercado irá ser crucial, para que não se surpreendam e não tenham complicações ao longo do tempo.

Tudo ficará nas mãos da comissão de formatura, e estes, precisam ser escolhidos pela turma por meio de votação, e serão os responsáveis por projetar um evento de alto nível, gastando o ideal e contratando uma empresa confiável.

Pois bem! Com tudo isso que falamos anteriormente já estabelecido, chegou a hora do tão esperado momento, de curtir e relaxar! As festas de formatura são sempre aguardadas por ter um caráter único e deslumbrante!

Com decorações extremamente lindas, atrações e bandas que vão ficar na memória dos convidados e dos formandos. 

Para finalizarmos caro leitor, sintetizando tudo o que abordamos nesse texto, a principal diferença está na formalidade do evento! Sendo a colação de grau um ato solene, oferecido pela faculdade ou universidade, sem custos para o formando, e com o bom e conhecido traje da beca e capelo! E a festa de formatura, é a celebração final dos formandos, munida de comes e bebes, muita música e diversão!

Veja mais detalhes do que envolve uma cerimônia de formatura 

e-book de looks & dicas para formandas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here