Qual a Pedra do curso de moda?

Moda? Depois de anos de uma vida voltada para os estudos universitários, à rotina cansativa de um ensino superior, de trabalhos, seminários e provas acadêmicas, aos novos amigos feitos no decorrer da trajetória acadêmica, aos professores que são verdadeiras inspirações, orientadores e por fim, chega o dia mais esperado por qualquer aluno de faculdade, a colação de grau.

Esse momento é registrado por muita emoção e felicidade, é na colação de grau que o formando sente na pele a satisfação e emoção por dever cumprido, instante onde as lágrimas de alegria são vivenciadas ao lado de familiares e amigos.

Leia também: Mulheres inspiradoras- Maria Antonieta

E como parte desse momento único, o anel de formatura é o símbolo e o objeto mais desejado por qualquer graduando e o mais procurado para ser usado como presente ou homenagem para alguém querido, simbolizando a sua maior conquista profissional até aquele momento.

O significado da joia

O anel de formatura tem um grande significado para os formandos, representando o orgulho e a satisfação pela jornada de desafios e estudos pela profissão escolhida. Símbolo oficial da finalização de um ciclo muito importante e especial da sua carreira profissional. Ele também registra o começo de uma nova trajetória na vida adulta e leva consigo significados profundos e intensos em seus emblemas e pedras.

Design de moda

Mas para você que está cursando moda e ainda não sabe qual é a pedra que representa esse curso cheio de estilo, beleza e tendências, sendo elas clássicas ou não.

Vamos descobrir junto com a gente? Mas antes, confira abaixo um pouco mais da história e os significados deste importante símbolo de formatura e profissão.

Uma breve história

A tradição de utilizar anéis de formatura começou a muito tempo atrás. O primeiro registro que ficou conhecido dessa história é do ano de 1835 nos Estados Unidos, mais especificamente na Academia Militar de West Point.

https://www.instagram.com/p/BraKN0FnKxx/?utm_source=ig_web_copy_link

Os alunos e gestores do curso de oficiais perceberam a necessidade e inventar um símbolo que estivesse junto com os formandos para sempre, lembrando sempre dos ideais e valores ensinados em uma das plataformas de ensino mais prestigiada da época.

A ideia de diferenciar a turma de alunos formados com uma jóia caiu rapidamente no gosto dos estudantes da academia e de outras instituições também, dando início a uma tradição que se faz presente até os dias atuais.

As primeiras joias de formatura foram desenvolvidas com um design quadrado, muito parecido com um anel de sinete e levavam consigo o emblema da instituição em vez do símbolo que representa o curso escolhido. Com o passar dos anos, cada universidade foi alterando e desenvolvendo novos designs e modelos para os famosos anéis de formatura.

Normalmente, os anéis são de compostos por pedras preciosas e pelo banho de ouro ou prata, isso quer dizer que são verdadeiras joias. Por ser criada e desenvolvida com muito cuidado e materiais resistentes, o anel pode um dia virar a joia da família, passando de geração em geração.

O curso de moda e a pedra Ametista

A trajetória profissional no mundo da moda pede ao formando muito bom gosto, originalidade, elegância, beleza e bastante criatividade. O profissional que atua nesse campo, especialmente, com o desenvolvimento e comercialização de acessórios e roupas. Ele é responsável por desenhar joias, sapatos, bolsas e qualquer peça de roupa do guarda roupa masculino e feminino, pesquisa e estudo tipos de tecidos e cria novas texturas e estampas.

O curso deve ser responsável por capacitar o aluno para ser um profissional que trabalha em várias áreas, assim como: análise de tendências, peças de decoração, visual merchandising (antigo vitrinismo), acessórios, marketing, figurino, comunicação, como design de criação, calçados, coordenação de compras de coleções para grandes boutiques e lojas e em consultorias. Além de poder atuar também na produção de editoriais e catálogos e na realização de desfiles. Sem mencionar nas áreas que não estão relacionadas diretamente com o curso, como a indústria automobilística.

https://www.instagram.com/p/BlqdRTHB_ZE/?utm_source=ig_web_copy_link

Pensando em todas essas possibilidades de atuação, o curso de moda não poderia ser representado por nada menos do que a variação mais valiosa do grupo de quartzo. A famosa pedra conhecida por seu tom violeta, podendo ser encontrada em tons bem intensos até o mais delicado lilás da cartela de cores.

De acordo com uma lenda romana muita antiga, a pedra com tons de roxo era muito usada como forma de amuleto, simbolizando a proteção contra pensamentos negativos e intoxicação. O nome se origina do grego amethystos, “não embriagado” ou “sóbrio” em português, pois a crença romana dizia que a pedra teria o poder de curar a embriaguez, desintoxicando o sangue, ajudando a eliminar as toxinas, purifica o corpo e ainda acelera o metabolismo.

Ao decorrer dos anos, a pedra preciosa sempre esteve representada ao clero, magos e à realeza. Podendo ser encontrada em muitas preciosidades reais e foi muito usada nas igrejas católicas por clérigos e sacerdotes, como associação de humildade, devoção, vitalidade e elevação espiritual.

A pedra ametista também é uma pedra que está ligada a filosofia e à espiritualidade. À vista disso, é a joia perfeita para simbolizar e representar os estudantes das áreas de ciências humanas e ciências sociais.

Sem mencionar que, a cor arroxeada também está associada com o equilíbrio e à clareza mental. Suas energias poderosas dissipam todas as vibrações negativas que estão presentes, afastam as forças das sombras, purificam os ambientes, ajuda no despertar dos nossos poderes espirituais, fortalece a mediunidade e a nossa intuição.

Utilização e aplicação típica das Ametistas roxas:

  • Facilitar e melhorar a meditação
  • Aumento da vitalidade e disposição
  • Elevação espiritual
  • Fortalecer a intuição
  • Purificação do corpo físico
  • Proteção forte contra as energias negativas e as más influências

Com tantos significados, símbolos e crenças, a pedra ametista representa o profissional que trabalha com moda, despertando e representando duas das características mais esperadas pelo formando da área, a intuição e criatividade.

Mas com tantas possibilidades e campos de atuação, o curso de moda não poderia estar melhor representado, assim como outras profissões das ciências sociais, veja: Técnico de alimentos, Teologia, Técnico em administração, Sociologia, Pedagogia (ametista/safira), Letras, História, Geografia, Gastronomia, Estudos sociais, Economia doméstica, Dietista e Ciências sociais.



Posts Similares