Quanto tempo demora a colação de grau?

Sempre que temos uma cerimônia acadêmica, sabemos que vai demorar horas, não é mesmo? Pois bem, isso acontece devido aos processos que acontecem durante uma colação de grau.

Claro, depende muito de faculdade para faculdade, e universidades em geral, cabendo a elas estipularem um cronograma e seguirem o mesmo sem muitas delongas.

Leia também: Preciso fazer teste de penteado?

As instituições organizam as atividades que acontecerão durante o evento, de forma a agilizar o processo. Tudo para que as famílias e amigos possam desfrutar de uma colação de grau bonita, alegre e menos extensa.

Embora essas cerimônias sejam associadas com horas de espera e burocracias, as instituições buscam reduzir o período de duração a cada ano. E cada minuto a menos é comemorado por todos, afinal, a espera para alcançar o título de graduado é imensa, mas a vontade de passar um longo período sentado, não é do agrado da maioria.

Vamos entender um pouco o processo de colação de grau e desvendar os mistérios que acontecem antes, durante e depois da colação de grau.

Quem pode colar grau?

Antes de mais nada, o número de formandos interfere na duração da cerimônia. Logo, é importante saber o número exato de formandos que irão participar. Lembrando que há instituições que por possuírem muitos cursos, acabam selecionando alguns cursos para que uma ou duas sessões solenes sejam realizadas. Uma vez que seria difícil e inviável organizar uma colação para cada curso em um dia específico, não é? Então, a melhor forma é dividir por áreas e assim, as cerimônias são feitas contemplando alguns cursos em uma só vez.

https://www.instagram.com/p/BoCL9fWhtH-/?utm_source=ig_web_copy_link

Aqueles alunos que tiverem concluído todas as horas curriculares, não possuírem nenhuma pendência com nenhuma matéria ou com a faculdade, deverão se encaminhar à secretaria da faculdade ou universidade e realizar a inscrição para a cerimônia.

Os alunos que não estiverem de acordo com as normas para a colação de grau, serão excluídos da lista do evento. Contudo, para aqueles que possuem pendências com as disciplinas acadêmicas, podem buscar orientação e poderão participar da sessão solene, de forma simbólica, apenas para não passar em branco e o indivíduo poder concluir essa fase com seus colegas de turma, e ao concluir suas matérias, uma outra sessão será executada apenas para colar grau dessas pessoas.

Lembrando que essa outra cerimônia é bem curta e rápida, não possui tantos momentos e nem inúmeras pessoas presentes, podendo ser composta pelo reitor ou diretor, formandos e cerimonialista. 

Organização do evento

Vamos desmembrar o evento em duas importantes ocasiões: a chegada dos formandos e a cerimônia em si.

A chegada na colação de grau

Com a data e local definidos, o grande dia chegou! Repleto de decorações, arranjos de flores, fachadas e pontos para fotos, os formandos, amigos e familiares serão recebidos com muita festa e alegria. Primeiro os formandos poderão tirar muitas fotos e selfies por conta própria e também com a equipe de profissionais que estará esperando por eles. A fim de registrar os melhores momentos dos graduandos, os fotógrafos estarão dispostos por todo o salão, bem como em locais montados para as fotos especiais, em família, com os amigos e sozinhos.

https://www.instagram.com/p/Bl6rfZQhNku/?utm_source=ig_web_copy_link

Após a chegada dos alunos, os mesmos deverão se encaminhar para o local de retirada da beca, que já estará a disposição dos mesmos, com o tamanho já experimentado e cuidadosamente acertado os detalhes para que não falte pano e nem sobre. Algumas fotos acontecem, e logo são organizados na fila de entrada da cerimônia.

A cerimônia

Organização da mesa de cerimônia

Com toda a festa já organizada, fotos registradas e os formandos devidamente vestidos para a ocasião, a cerimônia finalmente começará!

O cerimonialista abrirá a sessão, com falas e agradecimentos. Chamando os docentes e profissionais que irão ocupar a mesa de cerimônia, ficando a cargo da comissão de eventos de cada instituição organizar e acomodar cada um em seu respectivo lugar, lembrando que quem ocupa a posição de centro da mesa, é o reitor ou diretor, nos demais assentos estarão autoridades municipais, gestores da Universidade, órgãos de classe, coordenadores de curso e homenageados.

Organização dos professores

É comum que algumas instituições separem um local específico a ser dedicado para o corpo docente. Então, o cerimonialista chamará os mesmos para que ocupem seus lugares. De forma geral ou citando os nomes dos presentes, irá de acordo com a quantidade de professores.

Entrada dos formandos

Com a mesa de cerimônia já completa, a hora da tão esperada entrada dos formandos chegou! Organizados em fila, os mesmos entrarão e ocuparão seus assentos. Lembrando que nessa hora, o cerimonialista poderá chamar os cursos ou o nome de cada formando, indo de acordo com a organização do evento, se irá acontecer exclusivamente para um curso, ou englobará outros.

Música de entrada

Como citado anteriormente, cada minuto a menos na cerimônia é comemorado não é? Então, as músicas de entrada estão sendo cortadas dos eventos, a fim de reduzir o tempo dos formandos, pois dessa forma em média um formando gastaria quase um minuto e meio para entrar, pois sempre há aqueles que enrolam, dançam, saúdam os presentes, enfim, fazem a maior cena. Tudo isso acaba prejudicando os demais e interferindo na duração do evento.

Há ainda algumas organizações que realizam a entrada dos formandos com uma música para cada um. Normalmente isso acontece quando a cerimônia é exclusiva para aquele curso. Quando se trata de vários cursos no mesmo evento, se torna impossível fazer dessa forma.

Entrega dos canudos

A entrega dos canudos acontece após a colação de grau por parte do reitor ou diretor, que concede o grau de bacharelado ou licenciatura aos formandos, tornando-os aptos a exercerem a profissão.

https://www.instagram.com/p/BjuNDGjHbyx/?utm_source=ig_web_copy_link

Então cada formando se dirige a mesa, e recebe o canudo simbolizando a posse de seu diploma. Usualmente quem entrega os canudos são os professores ou profissionais homenageados escolhidos pela turma, por possuírem maior vínculo com os alunos.

Encerramento

A cerimônia ao todo, leva cerca de uma hora e meia, mas se formos levar em conta a chegada dos formandos para as fotos, vestirem a beca, se organizarem e por fim passarem pela cerimônia, teremos então quase três horas de evento.

Por isso é importante que os graduandos cheguem com antecedência ao local da colação, para que não aconteçam atrasos.



Posts Similares