Airbrush – conheça essa incrível técnica de maquiagem

Converse com a sua avó, sua mãe ou mulheres próxima de você, em quais situações elas usavam uma bela maquiagem, e certamente a resposta será de que a produção desse tipo era para festas formais, bailes, casamentos e eventos importantes.

É óbvio que, hoje em dia, a nossa ideia sobre a utilização e importância da maquiagem se diversificou bastante, e acordar mais cedo para ter tempo de se produzir virou algo rotineiro. E a partir desse amor pela maquiagem, os estudos acerca do assunto buscaram e desenvolveram um novo e surpreendente método: a técnica de maquiagem com airbrush.

Maquiagem Airbrush
Maquiagem Airbrush

Essa técnica tem o poder de trazer maior durabilidade para a maquiagem, além da Airbrush ter uma alta definição e ser à prova d´água.

A segurança de uma pele perfeita, independente das lágrimas, suor ou qualquer outra situação, está levando a maioria das noivas a optar por uma maquiagem feita por meio da técnica com airbrush para o seu grande dia.

Essa técnica, foi criada para atender a demanda de grandes produções de filmagens e cinematográficas em grande definição. Tem o poder de esconder com exatidão as manchas na pele causadas por espinhas, cravos e o próprio sol e tem uma duração surpreendente de mais de 12 horas. Não por acaso que esse procedimento também ficou comumente reconhecido como a maquiagem HD.

Antes e depois
Antes e depois

Pode soar um pouco inusitado e incomum, mas o método de airbrush é realizado com a utilização de um aerógrafo. E agora é a hora que você se pergunta, o que é isso?

O instrumento é um como uma pistola ligada a um compressor de ar, que fornece linhas finas com produtos específicos que são lançados para o rosto.

Airbrush
Airbrush

A especialista do Ateliê de Maquiagem, Simone Tinelli, esclarece que a nova tecnologia é o maior diferencial entre a make tradicional e o airbrush.

Ela diz que com o método é possível alcançar maior textura e cobertura da pele, além de ter um tempo de duração incrível, tudo isso porque os micros grânulos do produto atuam como pixels que, quando gravado por fotos ou câmeras, dão a noção de uma caracterização deslumbrante e uniforme, isentando de maiores edições digitais, segundo a expert.

Mas como funciona essa técnica na prática?

Enquanto a produção de uma maquiagem convencional dura aproximadamente 40 minutos a uma hora, o método com o airbrush não passa de 30 minutos. Nesse período de tempo, dá pra fazer além da pele, mas todas as particularidades e detalhes da maquiagem como contornos, batom, olhos esfumados e o degradê da sombra.

Segundo a especialista Simone, é possível tapar tatuagens, cicatrizes e imperfeições da pele e o efeito consegue ser ainda mais natural que a maquiagem clássica, sem falar que, é completamente higiênica, pois não existe nenhum contato direto do instrumento com a pele.

Pele mais natural com Airbrush
Pele mais natural com Airbrush

A execução do método é comumente realizado através de movimentos em camadas e circulares. A maquiadora profissional do salão Essencial Hair, Neiva Pena afirma que as noivinhas de plantão têm buscado por esse tipo de make por proporcionar uma pele mais leve e natural, além de possibilitar a alta definição e fixação e o resultado de pele de porcelana.

Após a pele limpa, tonificada e hidratada, é fundamental realizar algumas correções com o corretivo e em seguida adicionar o airbrush, aplicando de maneira uniforme em toda a região do rosto, explica Neiva.

Para esse tipo de método de maquiagem, os especialista de beleza utilizam pigmentos e tintas à base de água ou silicone, que são elementos totalmente resistentes a esse produto. Isto é, é possível encarar aquela temperatura alta de calor no auge do verão e chorar em momentos emocionantes que a make vai durar até o final da comemoração.

Noiva Airbrush
Noiva Airbrush

Se você ainda não está entendendo como funciona essa técnica, vamos para um exemplo mais simples e prático.

O método é como uma pintura da casa com a utilização de um compressor, o que permite que a pintura seja feita de maneira mais simples, rápida e uniforme. E dessa forma acontece no procedimento dessa técnica, a make que demoraria em torno de 40 minutos a uma hora, está pronta em apenas 30 minutos, e o resultado fica impecável e mais leve e bonita do que o método convencional.

Maquiagem Airbrush fica mais natural e mais leve
Maquiagem Airbrush fica mais natural e mais leve

Sem ter a preocupação de ficar com aspecto borrado ou rebocado e sem ficar pesada, com essa tecnologia HD a noiva não irá necessitar de nenhum tipo de retoque no decorrer do seu dia especial. Segundo a Neiva, os produtos fixam na pele com pequenos e finos jatos e a captação das câmeras resulta em uma pele perfeita e uniforme.

Desvantagens da maquiagem Airbrush

Como em todo lugar e técnica, existem os vários benefícios e claro, as desvantagens. Por exemplo, quando o método é muito bem realizado, consegue dar um aspecto para a pele de mais bonita e jovem. No entanto, se não for bem executada, em vez de cobrir as indesejáveis imperfeições, pode enfatizar ainda mais as linhas de expressão e as temíveis rugas.

Por causa do alto custo dos pigmentos, o preço da técnica com airbrush pode ainda se diversificar muito de profissional para profissional, como R$ 200 até mais de R$ 600.

Mas nada que o maquiador não consiga conversar e negociar com os seus clientes no momento da prova de make, processo essencial esse, que ajuda as noivas a definir entres as cores e o estilo de maquiagem para o grande dia. Por isso vale a pena pensar sobre.

Benefícios do Airbrush

Fique atento agora, e confira as grandes vantagens e as desvantagens desse procedimento tecnológico HD:

  • Maquiagem com a técnica airbrush fica uniforme e impecável nas filmagens e fotos dos momentos mais importantes da sua vida, como casamentos, aniversários, batizados, entre outros;
  • Proporciona uma textura e camuflagem homogênea para as pessoas que possuem manchas ou as terríveis espinhas no rosto e até mesmo cicatrizes.
  • Completamente à prova d´água, ou seja, te protege do suor e das lágrimas;
  • Um efeito natural e perfeito na pele;
  • Além de ser de longa duração, podendo durar até 12 horas;
  • O tempo para finalizar a maquiagem é menor;
  • Melhores resultados para possíveis aparições na TV, além de facilitar as edições digitais;
  • Eliminam a utilização de bases com alta cobertura que podem deixar um efeito de “pele pesada”
  • É mais higiênica, pois a ferramenta não entra em contato com a pele, assim como os salões de beleza que os pincéis e esponjas são usados em diversas pessoas e várias vezes.
  • É ideal para eventos que vão acontecer em espaços abertos e durante o dia, pois a maquiagem vai resistir o dia todo.

Desvantagens do Airbrush

Assim como acontece pro lado positivo, também temos que tomar cuidado:

  • É fundamental que a realização do procedimento dessa feito por um profissional certificado e especializado na técnica. Não basta ligar o instrumento e aplicar no rosto. É essencial ter conhecimento dos efeitos, distância de aplicação, precisão e claro, a técnica na prática;
  • Como os pigmentos utilizados tem um custo mais elevado, a maquiagem feita com esse método também acaba tendo um valor mais caro;
  • As peles que possuem muita linhas de expressão e rugas, assim como as peles mais maduras, podem acabar ficando com um efeito craquelado.
  • Poucos salões oferecem esse tipo de maquiagem tecnológica, pois é difícil encontrar profissionais qualificados para essa técnica.
  • Maquiagem precisa de precisão e por isso dificulta as possíveis correções.

Mas onde devo procurar para fazer essa tecnologia HD?

É recomendado prestar muita atenção nesse passo, pois escolher um bom profissional pode fazer toda diferença para o resultado da sua make. Por isso, certifique-se em pesquisar sobre o profissional, quais as suas qualificações, ver fotos das maquiagens que ele já fez, realizar um teste antes de agendar um horário para o seu evento e principalmente, procure por indicações confiáveis.

Busque por salões renomados e bem indicados e fale com pessoas próximas e conhecidas que já fizeram a tecnologia HD para saber as informações sobre especialistas com competência para realizar esse procedimento.

A tecnologia HD só pode ser utilizada na região do rosto?

Não! A grande novidade dessa técnica é que ela pode ser utilizada e direcionada para outras regiões do corpo, assim como as pernas.

Dá para bronzear determinadas áreas do corpo
Dá para bronzear determinadas áreas do corpo

Isso mesmo que você leu, dá para disfarçar as pernas super brancas ou como são mais conhecidas, as pernas de palmito. A maquiagem airbrush traz a possibilidade de um bronzeado mesmo quando não se tem tempo para tomar sol e assim pode usar e abusar dos vestidinhos curtos, shorts, saias e mostras belas pernas bronzeadas.

Como é o processo de remoção da maquiagem airbrush?

Para retirar totalmente a maquiagem airbrush, é indicado utilizar no momento da lavagem água com sabonete específico para o seu tipo de pele e em seguida, deve-se aplicar um demaquilante bifásico, para retirar quaisquer resquícios dos produtos.

Para encerrar, basta lavar o rosto, de novo, com sabonete específico e água.

Vale a pena lembrar:

Qualquer procedimento estético exige conhecimento, qualificação, competência, certificação e principalmente a prática e cada rosto, pele e pessoas são diferentes e precisam de cuidados diferentes, consulte sempre um dermatologista especializado para avaliar e cuidar da saúde e beleza de sua pele

Por isso, é fundamental um profissional especializado para cuidar e orientar as formas de cuidados com a sua pele e outro para a realização do procedimento com eficácia e beleza.

E, já que estamos falando em escolhas profissionais, não se esqueça de conferir os detalhes da nova coleção Arthur Caliman para as noivas, madrinhas e convidadas!



Posts Similares