Vestido de festa Hebe Camargo

Bodas de casamento e o significado de cada ano e mês

Apenas algumas coisas na vida são tão boas quanto comemorar o amor! Por essa razão, não tenha nenhum questionamento de que vale a pena apostar na celebração dos seus anos ou meses de casamento.

No momento em que duas pessoas decidem juntar suas vidas, ou seja, se casar, decidem, acima de tudo, criar uma história juntos, compartilhando e dividindo os maus e bons momentos da rotina diária.

E claro que essa decisão fica estipulada para sempre na vida dos pombinhos e merece sempre que possível uma bela comemoração.

Leia também: Como combinar o sapato com o vestido- você sabe?

E para essa celebração, não é necessário planejar e realizar uma grande festa em cada ano que se comemora o relacionamento. A comemoração pode ser simples, como um jantar a dois, um passeio ou até mesmo o simples gesto de lembrar com carinho pode ser muito especial para esse dia.

A especialista e cerimonialista Malise Kroth, diz que comemorar ou celebrar as bodas de um casamento traz o significado de renovação dos votos, o amor e as promessas. É como reviver e relembrar os momentos únicos e mágicos do “sim” quando deixam de ser duas pessoas e passam a ser apenas um!

Cada boda, seja ela de 5 meses, 10 anos ou 50 anos leva consigo um nome e um significado encantador.

São símbolos muito significativos que traduzem a renovação dos votos, auxiliam no amadurecimento da relação e ainda estimulam a criatividade na vida conjugal.

Principalmente no primeiro ano, onde qualquer coisa é novidade, o comportamentos românticos estão latentes, os dois estão se esforçando para conseguir se adaptar às suas rotinas do dia a dia e experimentando uma realidade totalmente diferente.

De modo geral, os significados desses símbolos transmitem o amadurecimento dos casais, quanto mais anos se passam, mais resistentes e rígidos se tornam os materiais.

No primeiro ano percorrido, é uma conquista, uma celebração especial, comumente realizada entre o casal, de uma maneira bem romântica como um cinema, jantar a luz de velas, etc. O significado fica por conta de cada casal que saberá demonstrar o seu.

O significado das principais bodas

Logo abaixo, você irá conhecer os significados e nomes das principais bodas de casamento, conforme a Malise, a cerimonialista que entende tudo do assunto:

  • 1 mês de casamentoBodas de beijinho: Esse nome refere-se ao delicioso doce beijinho e que nos remete ao verdadeira sentido da palavra, beijo, no qual é a etapa em que o casal está vivendo o grande amor, efeito lua de mel e muito alegria, paixão e carinho.
  • 2 mês de casamento Bodas de Sorvete: a sobremesa que refrescante e ao mesmo tempo doce, traduz a descoberta do prazer que é viver uma vida a dois.
  • 3 meses de casamentoBodas de Algodão Doce: esse é o momento em que a vida de casado parece suave e doce como o algodão doce, com passeios com muito romantismo e de mãos dadas.
  • 4 meses de casamentoBodas de Pipoca: essa época começa o momento de alegria e descontração, comemorações e brincadeiras a dois, como por exemplo, com os amigos ou até mesmo no cinema.
  • 5 meses de casamentoBodas de Chocolate: essa boda representa o romantismo que ganha cada vez mais força no relacionamento, as delícias e surpresas de estarem juntos vivendo e saboreando os mesmo sonhos, objetivos e ideais.
  • 6 meses de casamentoBodas de Pluma: nesse tempo o casal está vivendo de forma suave e leve, quando o relacionamento está em uma fase muito boa, os dois fazendo coisas um pelo outro e estipulando metas para voos ainda maiores.
  • 7 meses de casamentoBodas de Purpurina: significa o encanto do relacionamento com brilho, retoques importantes e especiais no afeto, na vida a dois, para que continue sempre reluzente, da mesma forma que o amor.
  • 8 meses de casamentoBodas de Pompom: associa-se a bolas fofas e peludinhas que trazem alegria para o ambiente, além de satisfação.
  • 9 meses de casamentoBodas da Maternidade: Não é literalmente falando, mas os primeiros meses do relacionamento de casados foram com um tempo de gestação, com a presença de mudanças sensíveis e visíveis, além de contar com muitos planejamentos.
  • 10 meses de casamentoBodas de Pintinho: da mesma forma que o pintinho que se liberta da casca do ovo, no qual estava protegido pelo tempo do seu de desenvolvimento, assim é no casamento quando nota-se que juntos estão construindo uma família e desejam gerar um ambiente acolhedor, aconchegante e doméstico com muita alegria e claro, amor.
  • 11 meses de casamentoBodas de Chiclete: além de ser muito prazeroso e saboroso, mascar chicletes exercita o maxilar e libera tensões, mas às vezes pode dar uma grudadinha nos dentes. Dessa maneira é a vida de casal, um incessante exercício de aceitação, um agarrando um pouco mais no outro, realizando muitas coisas juntos, sustentando o casal unido para vencer todo e qualquer momento de pressão ou estresse.

A partir de agora, as comemoração se dão através dos anos, veja:

  • 1 ano de casamentoBodas de papel: quando se passam 11 meses de casamento, de adaptações, descobertas e de afetos, os dois já estão prontos para concluir o seu primeiro ano de relacionamento, onde juntamente, dois seres humanos começaram a escrever no livro das suas vidas, o primeiro ano de toda uma história. Na delicadeza de um papel, confirmam e renovam os votos e possibilidades de evolução para o casal.
  • 5 anos de casamentoBodas de Ferro ou Madeira: uma diversidade cultural, porém, no piso brasileiro, a mais normal é a de madeira, que simboliza a relação madura do casal. A madeira traz a lembrança de enraizamento, as pequenas mudas que criam raízes e iniciam o seu processo de crescimento e a se desenvolver em novos galhos, assim como os filhos que nascem, no entanto a madeira ainda é sensível diante do fogo das verdadeiras provações.
  • 10 anos de casamento Bodas de Zinco ou Estanho: os dois nomes são usado e acabam se completando entre si. Significam a consistência do casamento. A maleabilidade e flexibilidade do zinco com o estanho, usado para prevenir corrosão em ferros ou mesmo em outros metais, são a mistura ideal de sustentação no relacionamento. Com 10 anos juntos, os dois já estão muito bem adaptados um ao outro e conseguem manter uma relação segura e ao mesmo tempo pode ser flexível.
  • 15 anos anos de casamentoBodas de Cristal: transparente e límpido como esse objeto, acontece o relacionamento de cristal. Ele é transparente, nobre e sem complicações e conflitos, no qual um conhece muito o ser e agir e os limites um do outro e conseguem se aceitar com amor e alegria.
  • 20 anos de casamentoBodas de Porcelana: os relacionamentos são aprovados pelos momentos da vida e da rotina, a relação vivenciada como a porcelana que, depois de ser modificada, é concluída no calor e alcança um brilho especial que encanta com a sua beleza. É a união, confiança e a superação.
  • 25 anos de casamentoBodas de Prata: remete ao casal encimado e recebe uma coroa de prata. Essa é uma das bodas mais contempladas, de acordo com a cerimonialista Malise. A tradição, brilho e a força interferem na família. Prata significa estabilidade e segurança no casamento.
  • 30 anos de casamentoBodas de Pérola: esse item é gerado por meio de autodefesa da ostra de um organismo externo, porém as pérolas não fáceis de estragar, tem um brilho único e são muito rígidas. Dessa maneira se fortalece um casamento, suprindo pequenas contratempos, desentendimentos, discussões e mágoas durante a vida, deixando essa união ainda com mais força.
  • 35 anos de casamentoBodas de Coral: os corais são moldados para conviverem em colônias, se desenvolvem nos mares e podem construir recifes com maiores dimensões. Desse jeito é o relacionamento que excede barreiras e proporcionam o crescimento e amadurecimento em toda sua evolução.
  • 40 anos de casamentoBodas de Rubi: a grande força e beleza do rubi, pedra vermelha, tom que representa a paixão e o amor, simboliza o quanto o casamento é resistente. A união é estável e durável.
  • 45 anos de casamentoBodas de Platina: esse item é um metal sublime e firme à corrosão, assim como o casamento que sobrevive ao tempo, às dificuldade e às investidas.
  • 50 anos de casamentoBodas de Ouro: essa é a grande coroa que representa a vitória, é o metal mais reluzente e nobre. Esse elemento diz que o casamento conseguir suprir as intempéries, é as lembranças de uma vida que super o tempo, seguindo de uma sensível folha de papel à coroa de ouro.

Como comemorar as bodas de casamento?

Confira agora algumas ideias interessante para comemorar as suas importantes bodas de casamento:

1 – Um jantar a dois

Um jantar romântico, podendo ser em um restaurante que seja especial e traz boas lembranças para os dois ou até mesmo no aconchego da própria casa, no qual é sempre uma boa opção, principalmente para os primeiros meses do relacionamento.

Casal Brindando
Casal Brindando

Um dica especial e bacana é fazer uma surpresa para o companheiro em vez de fazer algo planejado. Quem sabe optar por um jantar surpresa e romântico, em casa mesmo, por exemplo, no terceiro ou quarto mês do relacionamento conjugal.

2 – Fazer uma viagem especial

Viajar é sempre uma opção interessante e incrível e pode ser ainda melhor se essa possibilidade tiver um motivo especial, como a celebração do aniversário do relacionamento!

Casal viajando
Casal viajando

O casal por escolher fazer aquela viagem que já estava nos sonhos a muito tempo ou até mesmo voltar para o local que passou a lua de mel. Uma boa ideia também é voltar para o local onde os foram juntos pela primeira vez ou, somente, habitar em novos ambientes.

3 – Começar novos planos

Uma opção também é aproveitar esse dia especial e conversar com o marido ou esposa sobre os planos para o futuro.

Por exemplo, ter filhos, apostar em um novo negócio ou carreira, mudar de casa, entre outras coisas. Por mais que esse tipo de conversa não seja uma maneira tradicional de comemorar, renova a união entre os dois e reforça a certeza do “sim” que disse no dia do casamento.

4 – Comprar um presente que representa algo especial

Essa é uma das maneiras mais clássicas de comemorar. Lembrando que não importa o valor do presente escolhido, mas sim o seu significado para os dois.

Procure algo que tenha sentido na vida de vocês e/ou que venha contribuir ainda mais para a história do casal. Podendo ser algo para a casa ou de uso pessoal, mas lembre-se de ser alguma coisa que você irão desfrutar juntos para não deixar de representar esse dia.

5 – Mandar uma mensagem ou escrever uma carta

Em diversos casos, as palavras têm um significado maior do que um presente material. Por isso, que tal optar por escrever uma bela mensagem para o seu companheiro, mencionando sobre como tem sido os primeiros anos dessa nova vida.

Cartas ainda são uma ótima opção para dizer o que você sente
Cartas ainda são uma ótima opção para dizer o que você sente.

Uma ideia diferente, é trazer essa mensagem em forma de vídeo ou carta, o fundamental é transmitir os seus mais sinceros sentimentos.

6 – Uma festa convencional

Essa escolha pode depender também do tempo de casamento e, claro, do estilo do casal, é comum desejar realizar uma grande festa para comemorar as bodas do casamento.

E uma festa tradicional para celebrar as bodas não podem abrir mão da renovação dos votos, pois é um momento único e mágico com a participação de todos os frutos dessa linda família.

7 – Uma festa surpreendente e inovadora

As festas de bodas agregam um tema de forma natural, uma vez que cada ano traz consigo um símbolo e significado. Por isso, esses elementos podem ser usados nas vestes, nas lembrancinhas, nos detalhes e na decoração.

Claro que não precisa exagerar na aplicação da cor do tema, mas no caso das bodas de prata é possível adequar a gravata do marido da mesma cor, o vestido da esposa pode ser prata ou branco com detalhes nesse tom. Lembrando de optar por leveza e delicadeza será ainda mais marcante.

8 – Fazer um ensaio fotográfico

Atualmente, é normal que os casais queiram fazer ensaios fotográficos antes do casamento. Mas, antigamente não era assim que funciona as tradições.

Ensaio fotográfico de casais
Ensaio fotográfico de casais

Mas isso não quer dizer que é tarde para realizar esse desejo, independente de quanto tempo já estão juntos.

9 – Ir a um show especial ou ao cinema

Por mais simples e normal que pareça essa opção, pode ser uma boa forma de celebrar esse dia especial.

Ir ao cinema é um comportamento comum no começo do relacionamento, mas com o tempo essa atitude vai se perdendo, então que tal voltar a frequentar esse ambiente em dia de comemoração? Ou, Por exemplo, o casal pode escolher ir ao um show que tenham marcado a sua história.

Bodas de casamento - Manual Arthur Caliman
Descubra o significado dos anos e meses para a celebração das bodas de casamento

Por fim, as ideias são infinitas! Porém, o essencial diante de tantas opções é que o casal permita-se comemorar as bodas conforme a sua história e estilo de vida e gosto.



Posts Similares