mulher loira vestida de noiva com os braços dados a outra mulher loira com vestido rosa

Dicas de estilo para mães dos noivos

Apesar de as noivas serem as protagonistas do casamento, não são só elas que devem se preocupar com o que vestir. É assim que surge outro importante assunto: o estilo para mães dos noivos.

Por isso, no post de hoje, falaremos sobre como as mães dos noivos devem escolher seus vestidos, visando seguir as regras estabelecidas para o grande dia. Assim, será possível estar no casamento de seus filhos com toda a elegância exigida para a ocasião.

Moda e estilo para mães dos noivos

Encontrar um estilo de vestido para a mãe da noiva pode ser um desafio. Isso porque as mães desejam se sentir bonitas e elegantes, mas também devem levar em conta diversos fatores. Por exemplo, a configuração, o local, o horário, o tema e a coordenação com as damas de honra e a outra mãe (do noivo) na festa nupcial.

Para te ajudar a selecionar o vestido certo para utilizar no casamento de seus filhos, nós trouxemos as respostas para uma série de dúvidas mais comuns envolvendo essa temática. Assim, escolher peças com estilo para mães dos noivos poderá ser um assunto leve, descomplicado e muito elegante.

A influência do desejo da noiva

Ainda que quem vá usar o vestido seja a mãe, a noiva é a estrela do evento, e o casamento deve refletir os gostos de quem está casando. Portanto, uma dúvida comum é: quanto o desejo da noiva pode influenciar na escolha dos vestidos da mãe da noiva e da mãe do noivo?

É o dia da noiva e você quer torná-lo perfeito, então, é importante consultá-la antes de sair para comprar seu vestido. Isso porque pode haver uma certa cor que ela tenha em mente que combina com as damas de honra, ou ela pode preferir que você fique longe de certas tonalidades.

Assim, a flexibilidade é a chave: fale com a noiva e pergunte o que ela pensa. Você terá que se comprometer um pouco, mas, no final, poderá ser feliz com o vestido que escolher de acordo com os desejos dela.

A combinação com as madrinhas

É muito comum que a organização de casamentos na atualidade priorize a escolha de uma paleta de cores para o evento. Dessa forma, ela não está apenas na decoração, nos convites e nas flores, mas também nas roupas das madrinhas. E o vestido da mãe da noiva precisa combinar com elas?

A mãe da noiva é especial, então, ela precisa se destacar um pouco das madrinhas. Assim, seu vestido deve complementar os vestidos das madrinhas, e não combinar com eles.

Por exemplo, a mãe da noiva pode usar um vestido de uma cor semelhante à das madrinhas, mas em um tom acima ou abaixo. – tudo depende do desejo da noiva e seu assessor de casamento. Outra opção é ela usar uma cor contrastante ou uma na mesma família sazonal que os vestidos das madrinhas ou da mãe do noivo.

Noiva, mãe e madrinhas.

As mães dos noivos podem usar preto?

O tecido preto costumava ser um não desejo ou manifestação de desacordo nos casamentos. Contudo, nos dias de hoje, passou a ser uma opção elegante e moderna. Assim como a respeito de outras escolhas, algumas noivas podem discordar – reforçando a importância de falar sobre o assunto com elas.

Uma cor realmente proibida é o branco, mesmo em tons como o off white e o pérola, pois deve ser reservada para a noiva. Já alguns tons vibrantes, como vermelhos brilhantes, que chamam muita atenção, podem ser demais para uma ocasião tão suave e romântica. Tudo volta ao ponto que já mencionamos: a noiva deve se sentir feliz. Seja sensível a seus desejos!

A mãe da noiva e a do noivo precisam combinar?

Tradicionalmente, a mãe da noiva escolhe primeiro seu vestido, e notifica a mãe do noivo para que elas possam combinar suas roupas. Aqui está o papel fundamental do assessor – ou até da noiva – para coordenar esse detalhe.

Essa comunicação é importante para que uma não se compare com a outra. Isso porque uma das mães pode se sentir desconfortável por se vestir de forma mais ou menos formal do que a outra, ou por usar uma cor conflitante, por exemplo.

duas mulheres uma de vestido amarelo e outra de vestido rosa representando as mães dos noivos

O vestido da madrasta

No caso de um ou ambos os noivos terem pais separados que casaram novamente, outra dúvida pode surgir: o que madrastas podem vestir? Afinal, cada família tem as suas próprias relações, e é sempre bom evitar situações que possam causar desconforto ou ofensa.

Por isso, caso não haja nenhum problema e o noivo ou noiva seja próximo de sua madrasta, é aceitável ela usar um vestido longo que se assemelhe ao da mãe – desde que não seja igual. Contudo, se isso for um assunto delicado, a madrasta pode usar um vestido mais próximo das convidadas. O importante é não ser uma competição e ninguém sair ofendida ou ofuscada.

Vestido com ou sem manga?

Casamentos são tradicionais, elegantes e com todos os olhos voltados para a noiva. Portanto, não use um vestido de mãe da noiva / mãe do noivo que seja casual, transparente, tenha um decote na frente ou nas costas profundo, nem muito ousado.

Contudo, não existe a necessidade de cobrir os braços – a menos que esse seja o seu desejo. Você pode optar, por exemplo, por usar uma echarpe em tonalidade próxima a do seu vestido, uma estola ou até um bolero.

Estampas são permitidas?

Essa é mais uma dúvida quanto à moda e estilo para mães dos noivos, mas, sim, uma estampa elegante vai bem. Os florais, por exemplo, são clássicos e muito apropriados para um casamento.

Entretanto, mantenha-se livre de estampas excepcionalmente grandes, cheias ou padrões modernos que possam parecer dominantes em fotos de casamento familiar. Até porque, daqui a alguns anos, você não quer se achar desatualizada ao olhar o álbum de fotos.

Qual é o comprimento adequado?

Não há uma regra quanto ao comprimento para o vestido das mães, assim, tanto longos, quanto curtos são aceitáveis. Todavia, não é apropriado usar uma peça muito curta na ocasião, então, prefira um modelo midi ou longuete. Mais uma vez, converse com a outra mãe para haver uma harmonização.

E existem opções também para quem não quer usar vestido. Assim, uma calça tipo pantalona suave em um tecido macio, sedoso e fluido pode funcionar. Além disso, as calças mais apropriadas têm boca e palas largas, que fazem parecer que você está usando uma saia comprida.

Quer saber mais sobre esse tópico? Confira o WebStory que produzimos sobre o assunto!

A escolha dos acessórios

Agora, para finalizar o look das mães dos noivos, é importante investir nos acessórios. Dessa forma, no caso de um casamento à noite, você pode optar por uma carteira ou clutch com brilho, que trará destaque e poder para a produção. Já em um evento diurno, o brilho pode ser deixado de lado.

Quanto às joias, a escolha vai depender do penteado. Por exemplo, os brincos podem ser tanto longos quanto curtos, variando apenas de acordo com a modelagem do cabelo.

Vestidos para Mãe dos Noivos

Ser Mãe dos Noivos é viver um dia de rainha! Na Arthur Caliman você conta com vestidos exclusivos e sob medida, para tornar seu dia único e especial. Não importa se a cerimônia é na cidade, praia ou campo, dia ou noite, Arthur Caliman tem o vestido certo para você, com o requinte que cada ocasião requer.

Confira uma coleção completa com grande leque de cores e tecidos para sua escolha. Todos os vestidos Arthur Caliman são personalizados para um caimento perfeito. Ainda, proporcionamos um atendimento personalizado, online ou presencial.



Posts Similares