Confira essas super dicas de formatura com a Arthur Caliman

Qual o preço de uma formatura?

Formatura: O grande dia finalmente chegou! Após anos de estudos e preparações, é chegada a hora de comemorar.

Tudo foi pensado e planejado de uma maneira que agradasse a maioria dos formandos, que fosse um evento capaz de comportar os familiares e amigos que estarão presentes a fim de prestigiar seus companheiros!

Leia também: Vestido com Fendas- Dicas preciosas para escolher o seu

No dia do evento tudo será incrível, não é? Mas muito tempo de organização foi necessária para que tudo corresse como o esperado. A comissão de formatura e a empresa escolhida para realizar o evento tiveram um trabalho árduo para aparar as arestas e produzir uma festa maravilhosa, conforme os valores acordados logo no início. Valores estes que podem variar de festa para festa. É sobre isso que vamos falar hoje! Quanto custa uma festa de formatura? 

Saiba que vai depender muito da empresa que você está contratando! Então, antes de fechar o negócio, pesquise antes as empresas conhecidas e que já efetuaram eventos em sua cidade, ou para amigos. Investigue ao máximo para que os valores sejam acessíveis para você e para seus colegas. 

Confira abaixo alguns itens que precisam ser considerados na hora de contratar uma empresa e quanto custará seu evento dos sonhos!

Quem fica encarregado de contratar a empresa?

Diversos formandos questionam e temem os valores logo nos primeiros anos de faculdade. Afinal é comum que logo no segundo ou terceiro ano, a sala já eleja uma comissão de formatura, que ficará responsável por buscar empresas que possam realizar o evento.

São esses alunos da comissão que vão batalhar por preços baixos e uma festa que agrade a maioria. Uma vez que se torna um grande desafio conseguir chegar ao gosto de todos os colegas e só quem já participou de uma comissão, sabe dessas dificuldades.

Não perca essas dicas da Arthur Caliman
Não perca essas dicas da Arthur Caliman

Os responsáveis por organizar essas questões é a comissão, mas nada impede que outros membros de sala busquem por empresas que possam ter valores razoáveis, visto que o evento é para todos.

Por que os pacotes de formatura costumam ser tão altos?

A cada ano que passa os preços sobem ainda mais, podendo afastar os alunos interessados na formatura de seu sonho. Ainda que se trate de um evento único, os custos podem realmente influenciar na hora de seguir esse caminho, pois os valores altos não agradam ao público, por conta de não se adequar a sua realidade econômica.

Os valores altos estão ligados com a produção da festa e o número de formandos. Há eventos que contam com quase cem graduandos e outros que não chega a quinze, então o custo dependerá da produção desse evento, como decoração, comidas e bebidas, atrações e pontos de atividades. 

Em algumas universidades os valores desses eventos são altíssimos, chegando a casa dos milhões, como foi o caso da PUC-SP, que contou com um show da Ivete Sangalo no ano de 2014. São raras as festas que irão custar menos de cem mil reais, pois como falamos anteriormente, a cada ano tudo fica mais caro, e assim funciona com os preparativos de uma formatura, que terá que contar no mínimo com um salão, banda ou dj, decoração e buffet. Tudo isso tem seus preços elevados, tirando é claro a porcentagem da empresa contratada, havendo aquelas que cobram mais, e outras que cobram menos.

Pesquisas apontam que o custo médio por formando, gira em torno de três mil reais, se tratando é claro de uma mesa. Pois cada formando paga um valor referente a sua mesa, contendo de nove a dez lugares para seus convidados. Há sempre o caso de formandos que necessitam de mais lugares, e acabam comprando outros convites avulsos. 

O que fazer para diminuir o valor da formatura?

Vale lembrar que preço alto não é sinônimo de qualidade. Você pode pagar bem menos para uma empresa, e ela fazer um trabalho incrível, assim como pode pagar um valor exorbitante e o evento não sair como o planejado.

Olha só essas dicas da Arthur Caliman
Olha só essas dicas da Arthur Caliman

Em razão disso, há alguns meios que podem ajudar na hora de baixar o valor e manter a qualidade. Uma dessas opções é ter um dinheiro em caixa antes mesmo de contratar a empresa, dessa forma o dinheiro poderá render a cada ano e ao término da graduação, irá abaixar o valor final do evento, ficando mais acessível para os formandos. Esse caixa poderá ser feito através atividades para obter fundos, como rifas, bingos e festas.

Outra maneira é diminuir as atividades oferecidas pela empresa. É esperado que essas empresas de formatura cheguem com um evento bem caro, justificando que terá muitas atividades, como pontos de fotos, pontos de comidas, brindes, bebidas caras, atrações e show exclusivo. Mas cabe a comissão tentar abaixar esse valor, removendo alguns itens que podem não ser do interesse da maioria e também para diminuir os custos.

As turmas podem se juntar a outras, também. Assim o evento sairá mais em conta para todos, uma vez que é mais barato para a empresa fazer um evento grande do que um evento de médio porte, levando em conta a decoração, banda, salão e buffet.

Formatura: Não deixe para a última hora, se organize

É esperado que os graduandos iniciem o processo de busca por uma empresa de formatura logo no segundo ano de faculdade. Ainda que ocorra algumas desistências e conflitos ao longo do processo de graduação e há também aqueles que não se enquadram muito com essas comemorações e acabam não fazendo parte, mas a maioria almeja por uma festa de formatura. 

Então para que imprevistos e complicações não aconteçam, é necessário se programar e se organizar com antecedência. Com a comissão já formada, os preparativos já podem começar! Organizando eventos para arrecadar dinheiro para o caixa e pensando onde será o evento, pois é necessário um salão que comporte a todos.

Há salões que precisam ser reservados com um ano de antecedência, e para isso a comissão deverá estar ciente dos lugares que podem ser utilizados. Existem empresas que possuem seu próprio salão de festas, então não tem necessidade de se preocupar. Sendo essa opção mais lucrativa, uma vez que a empresa poderá cobrar um valor bem menor pelo aluguel do salão ou até mesmo incluí-lo no pacote sem custos.



Posts Similares