Traje passeio completo.

Entenda o que é o Traje Passeio Completo

Com tantas nomenclaturas para as vestimentas em eventos, é comum surgirem dúvidas na hora de se arrumar. Por isso, hoje, vamos falar sobre um desses tipos: o traje passeio completo!

Conhecer as possibilidades da moda para cada evento social é essencial para ser estilosa sem perder a coerência. Afinal, ninguém quer estar bem-vestida demais nem de menos em comparação aos demais presentes.

Então, confira o post completo que preparamos sobre o tema!

Entendendo os tipos de trajes

Eventos sociais são situações muito diversas. Por exemplo, o horário, a localização, a formalidade, quem são os convidados e anfitriões, e o que está sendo comemorado são alguns dos fatores que determinam como devemos nos portar nesses momentos.

Vestir-se corretamente é uma questão muito importante quando temos um evento para comparecer. Isso porque ninguém quer passar pelo desconforto de se produzir demais para um evento simples, ou pior, ir muito básica para uma festa chique.

É por essa razão que muitos eventos especificam o dress code no convite. Mas o que cada nomenclatura significa? Vamos entender – indo do mais descontraído ao mais formal!

Arara com vestidos que podem ser usados em um Traje Passeio Completo.

Traje Esporte

Este tipo de vestimenta é aquele mais casual, que usamos em eventos mais do dia a dia. Por exemplo, um aniversário durante a tarde ou uma ida a um restaurante comum. Ou seja, é para um momento mais descontraído e informal.

Por isso, os tecidos não precisam ser nobres e é possível usar peças já comuns no cotidiano, como o jeans e um par de tênis. E não se esqueça: nada de exagerar na maquiagem nem nos acessórios.

Traje Esporte Fino

O traje esporte fino é uma categoria de vestimenta que se situa entre o casual e o formal, sendo uma opção elegante e refinada para ocasiões que demandam um pouco mais de sofisticação, sem a rigidez de um traje formal completo.

Este tipo de vestuário é frequentemente escolhido para eventos noturnos, jantares mais formais, coquetéis, e outras celebrações que exigem um toque de elegância, mas não necessariamente um traje de gala.

A calça jeans e o tênis têm que ficar em casa! Dessa forma, os materiais mais indicados passam a ser o linho e a seda, e as peças podem ser, por exemplo, um conjunto de saia e blusa social, um blazer ou até um cocktail dress.

Além disso, fazer uma maquiagem mais elaborada e usar um salto passa a ser essencial!

Traje Passeio Completo

Já o traje passeio completo é uma opção de vestimenta formal que carrega consigo um alto padrão de elegância e sofisticação. Este tipo de traje é tradicionalmente usado em eventos mais formais, como casamentos, jantares de gala, cerimônias importantes e ocasiões que exigem um nível mais elevado de formalidade.

Para os homens, existe uma obrigação: o uso da gravata – juntamente a um terno escuro e camisa branca. Enquanto isso, as mulheres têm mais opções, uma vez que não há a obrigatoriedade de vestido longo. Contudo, um tecido de alta qualidade é indispensável.

Quanto aos acessórios, sofisticação é a regra. Assim, você pode dar destaque para as joias e usar uma maquiagem brilhante e elaborada. A bolsa deve ser necessariamente pequena, tipo carteira ou clutch, e o sapato deve ser de salto alto.

No traje passeio completo é possível usar: vestido longo, midi ou curto, macacões sociais, terninho e calça. Veja abaixo algumas opções dentro desse tipo de dress code para quem não quer usar vestido:

Traje a rigor

Por fim, temos o mais formal de todos, que também recebe o nome de gala ou black-tie. São as roupas que vemos nossos artistas favoritos usando em premiações, como no tapete vermelho do Oscar. Além disso, o traje a rigor também pode ser o dress code em eventos da alta sociedade, como bailes e casamentos de luxo.

Aqui, as mulheres devem usar vestidos longos, que podem ser os mais brilhantes e detalhistas possíveis. Assim, é possível abusar das rendas, transparências e decotes variados. O salto alto deve ser fino e a bolsa permanece pequena, e, se você gostar e quiser ser bem glamourosa, pode usar até luvas e estolas!

Para os homens, é obrigatório usar smoking, que é um terno preto com gravata borboleta também preta. O sapato, de verniz ou couro, deve ser da mesma cor.

Detalhes Importantes no Traje Passeio Completo

Existem detalhes que podem parecer pequenos, mas que fazem toda a diferença na hora de você escolher um traje passeio completo correto e elegante. Vamos listar os pontos que você deve se atentar:

1. Tecido

Um tecido de qualidade faz toda a diferença no caimento e no aspecto de uma peça. Por isso, uma vez que o traje passeio completo requer um visual chique e elegante, o material precisa ter sofisticação. Dessa forma, será possível alinhar o conforto a uma bela textura e modelagem.

São exemplos de tecidos finos: a seda, a renda, o chiffon e o crepe georgette.

2. Aplicações em bordado e predaria

Adicionar bordados e pedrarias também é uma forma de trazer sofisticação aos vestidos de festa. Afinal, além de darem um toque único ao look, muitos têm sua fabricação e aplicação à mão. E não há nada mais especial do que uma produção artesanal!

Para quem gosta de um visual mais delicado, pérolas são ótimas opções para destacar seu vestido sem perder a elegância e o refinamento. Você não terá apenas um traje passeio completo, mas uma verdadeira joia.

3. Brilho

Os brilhos podem vir tanto do próprio tecido, quanto de paetês e bordados em pedras, como strass ou cristais. Esses detalhes, que podem estar em toda a peça ou somente em uma parte, deixam o vestido, além de chamativo, elegante e sofisticado.

Pedras mais brilhosas, como o strass, costumam dar mais volume e destaque ao corpo. Por isso, elas podem ser aplicadas em pontos estratégicos, como nas alças, região do busto ou em uma faixa na cintura. Além disso, detalhes com brilho também podem ser colocados em desenhos de rendas.

4. Comprimento do vestido

No traje passeio completo, o vestido pode ser curto. No entanto, o comprimento deve estar acima do joelho, para não deixar a peça inadequada. Essa é uma boa opção para usar em eventos no verão ou primavera, quando as temperaturas estiverem mais altas.

Entretanto, se você estiver com medo de errar ou chamar a atenção por estar usando um vestido diferente, pode optar por um vestido midi ou permanecer no longo.

5. Produção completa

Em um traje passeio completo, não só o vestido deve ser mais sofisticado, como toda a produção no geral. Desse modo, é preciso caprichar nos acessórios, maquiagem e penteado para compor o visual elegante.

Além disso, o salto alto é quase que uma obrigação, pois ajuda na postura e garante que o vestido fique ainda mais elegante.

Estojo de maquiagem e batom em tons rosas

6. Estampas

Sim! As estampas estão permitidas no traje social completo. Contudo, é preciso ter o bom senso de não extrapolar em padrões muito exagerados, como floridos demais ou com muita informação.

Dessa forma, o ideal é optar por estampas que tenham poucas cores e sejam em tons mais neutros.

Vestidos para Convidadas

A marca Arthur Caliman é referência em moda feminina, em especial vestidos e acessórios para festas. Venha celebrar seus eventos com a gente!

Arthur Caliman, mais do que uma marca, uma fábrica de sonhos. Aqui os sonhos se tornam realidade escolha um dos modelos sob medida, prontos para você usar. Ou criamos um só para você!



Posts Similares