Vestido de formatura: como não errar no comprimento do vestido?

A festa de formatura é uma ocasião muito importante, e sempre cercada de grandes expectativas. Marcando o encerramento de um ciclo e celebrando conquistas importantes, este evento exige um look deslumbrante e especial para que a formanda possa aproveitar a festa da melhor forma.

Dada a formalidade da ocasião, o comprimento ideal do vestido é uma questão que sempre gera muitas dúvidas na hora da escolha. Confira a seguir algumas dicas para não errar na escolha do comprimento do seu vestido de formatura.

Tipos de formatura

As festas de formatura são geralmente eventos mais livres do que as festas de casamento no que diz respeito à formalidade do traje a ser usado. Ainda assim, há algumas dicas que podem ajudar a facilitar essa escolha.

A primeira dica é avaliar qual o tipo de formatura: do ensino médio, da faculdade, etc.

Festas de formatura do ensino médio tendem a carregar uma aura menos formal e mais leve, levando em consideração a faixa etária dos formandos, que ainda são adolescentes. Esse tipo de festa pede um vestido mais jovial e descontraído, que permita que a formanda se sinta confortável do início ao fim do evento.

Vestido de formatura longo
Vestido de formatura longo

Isso pode interferir na escolha do comprimento do vestido. Uma adolescente pode preferir usar um vestido mini em sua festa de formatura, enquanto que as formandas mais velhas normalmente optam por modelos mais longos ou, no máximo, até a altura dos joelhos.

O conforto também é uma questão fundamental a ser levada em consideração. De nada adianta estar linda e produzida, sem se sentir confortável com o vestido escolhido, não é mesmo?!

Para evitar que isso aconteça, teste alguns movimentos durante a prova do vestido para se certificar de que ele não irá te deixar limitada no dia do evento. Tente caminhar, sentar e dançar para ter a certeza de que o modelo escolhido não irá comprometer nenhum momento de sua festa.

Vestidos longos

Quando se fala em festa de formatura, os vestidos longos são sempre as opções mais procuradas, principalmente no que diz respeito ao baile. Como esse tipo de festa geralmente é noturna, a formanda pode optar por um vestido longo com diversidade de detalhes de acordo com o seu estilo próprio. Cores fortes, brilhos, fendas e decotes estão liberados para festas promovidas durante à noite.

O vestido longo também cai muito bem se o evento em questão for do tipo coquetel, mas nesse caso o ideal é usar detalhes como brilhos, fendas e decotes de forma mais moderada.

Por muito tempo acreditou-se que apenas as mulheres altas ficavam bem com vestidos longos, mas essa ideia ficou no passado. Com alguns truques estratégicos, qualquer mulher pode arrasar com um desses modelos e montar um look deslumbrante.

Vestido longo

Os vestidos de uma só cor, por exemplo, ajudam a alongar a silhueta, bem como os modelos com decote em V e aqueles com detalhes na parte superior, que ajudam a atrair a atenção para o rosto.

Há também os modelos com cortes horizontais, que dividem o vestido em duas cores. Essa opção é mais indicada para mulheres altas, bem como o decote do tipo tomara-que-caia, que encurta o tronco. Além disso, esse tipo de decote dá pouca sustentação, o que pode comprometer o look de quem tem bastante busto.

Para acertar na escolha do vestido longo sem comprometer o seu conforto e mobilidade durante a festa, opte por um modelo que tenha de dois a quatro centímetros acima do chão. Isso permitirá que você se locomova tranquilamente, sem precisar levantar o vestido para conseguir andar com segurança.

Vestidos com longas caudas não são muito funcionais, mas se você gosta desse estilo, não tem problema! Você pode escolher um vestido com uma leve cauda, que tenha no máximo 5 centímetros de comprimento. Maior que isso já não é indicado, pois há o risco de alguém pisar no seu vestido, estragando a peça e a noite especial.

Vestido com cauda
Vestido com cauda

Caso o seu vestido deixe sua sandália ou sapato à mostra, não encana! O calçado também deve ser escolhido com carinho, de maneira a compor o look de maneira harmoniosa. Sendo assim, não há problema algum que ele apareça.

Por fim, caso opte por um modelo longo, o ideal é optar por comprar o vestido ao invés de alugá-lo. Primeiramente porque o valor do aluguel muitas vezes é praticamente igual ao da compra, mas principalmente caso seja necessário marcar a barra de acordo com a sua altura, o que irá modificar o vestido definitivamente.

Vestidos curtos

Como dito anteriormente, os vestidos longos são a principal opção das formandas, mas também é possível compor um visual deslumbrante e chique com um vestido curto.

Nesse caso, o ideal é apostar nos detalhes. Você pode investir em um penteado elegante, com o cabelo preso ou meio preso, uma make marcante e um sapato delicado.

Outra dica interessante é apostar em modelos feitos com materiais e tecidos sofisticados, como renda e bordado, e até mesmo com detalhes (como brilhos e canutilhos), principalmente se a festa for durante à noite. Dessa forma é possível valorizar o seu look na medida certa, compondo um visual tão elegante quanto aqueles que são montados a partir de um vestido longo.

Vestido de formatura curto
Vestido de formatura curto

O vestido curto pode ser usado na cerimônia de colação de grau, por exemplo. Como geralmente se usa uma beca por cima do vestido nessas ocasiões, o ideal é evitar modelos armados. Os justos são uma ótima pedida para esse caso, pois também são mais indicados para festas informais.

Os curtos também pode ser usados na Missa Ecumênica, porém é preciso atentar para que a peça não seja muito justa ou muito curta. Esse tipo de evento pede por algo mais leve e sofisticado, por isso os tons claros (como branco, off-white, creme, nude, etc.) caem muito bem, bem como cores alegres, como amarelo, laranja ou verde.  

Em geral, para eventos formais o ideal é apostar nos vestidos com modelagem reta, que contribuem com um visual sofisticado e sério ao mesmo tempo.

Vestido formatura curto com a saia reta
Vestido formatura curto com a saia reta

Há também os vestidos com comprimento mini, que geralmente são os preferidos de mulheres mais jovens que querem apostar em um look mais sensual. Porém é claro que essa não é uma regra absoluta.

Caso opte por vestir um vestido curto para a ocasião e ainda tenha dúvidas ou inseguranças a respeito, escolha um vestido na altura do joelho. Essa é a opção mais segura, pois seu comprimento é elegante e pode ser usado tranquilamente em eventos mais formais.

Vestidos Midi

Caso não goste de extremos, há também a possibilidade de optar por um vestido midi ou longuete. Essa é a escolha ideal para quem não quer usar um vestido longo, mas também não quer arriscar em um modelo curto.

Esse modelo é super democrático, e é uma tendência que pelo visto veio para ficar. Como se encaixa super bem em ocasiões festivas, o vestido midi caiu facilmente no gosto de mulheres com os mais diversos biotipos e estilos.

Vestido de formatura Midi
Vestido de formatura Midi

Para as baixinhas, o segredo é combinar um midi com um salto com bico fino, uma vez que o vestido com comprimento na canela tende a achatar a silhueta. Para evitar que isso aconteça, basta investir em um salto deslumbrante que siga a proposta do modelo escolhido, e pronto! Problema resolvido.

Outra dica excelente para compensar a sensação de silhueta achatada é optar por um look monocromático, com sapato da mesma cor ou em um tom nude, próximo ao seu tom de pele.  

O vestido midi é considerado uma peça coringa, e por isso pode ser utilizado em qualquer uma das ocasiões já citadas, seja na colação de grau, coquetel, baile de formatura ou missa ecumênica.

https://www.instagram.com/p/Bbg-B7olKo3/

O vestido com saia mais soltinha geralmente confere um ar romântico ao look. Porém, como está super em alta, é possível encontrar modelos nas mais diversas cores, tecidos e detalhes. Essa variedade de opções é excelente, pois dessa forma você tem mais liberdade para impor sua personalidade no look, de acordo com a impressão que gostaria de causar.

É importante lembrar que, independente do comprimento do vestido para a formatura, qualquer modelo, quando bem escolhido, pode ajudar a deixar a sua produção extremamente sofisticada e elegante, bem como pede a ocasião.

E você, já decidiu qual será o comprimento do seu vestido de formatura? Conta pra gente nos comentários qual foi a opção eleita!

Veja também as vantagens de comprar um vestido ao invés de locar 



Posts Similares